Araguari -Águas Subterrâneas

Artigo

O uso de água subterrânea no município de Araguari vem recebendo atenção especial, por parte do Instituto Mineiro de Gestão das Águas – Igam e dos demais componentes do Sistema Estadual de Gerenciamento de Recursos Hídricos – SEGRH, devido a sua intensificação em função do aumento de demanda provocado pelo crescimento urbano e incremento da produção agrícola da região. Em consonância a esta situação, a análise dos processos deve ser realizada de maneira conjunta, considerando o volume total demandado pelos usuários e o volume outorgável oferecido pelo sistema aquífero da região, caracterizando assim uma situação de explotação sustentável.


É importante ressaltar que os demais critérios técnicos definidos no Manual Técnico e Administrativo de Outorga devem ser respeitados. A existência de volume explotável não garante a outorga, tendo em vista que existem  outros critérios a serem observados.


A partir das definições descritas acima, é apresentado o quadro com as estatísticas de demanda de água subterrânea do município de Araguari e volume outorgado.


Tabela 1 – Panorama geral dos processos de Araguari. O valor apresentado após cada volume representa a porcentagem em relação ao volume da reserva renovável.

 

araguari

 

Tabela 2 – Volume autorizado por tipo de uso na região de Araguari

 

2araguari2


É importante ressaltar que os demais critérios técnicos definidos no Manual Técnico e Administrativo de Outorga devem ser respeitados. A existência de volume explotável não garante a outorga, tendo em vista que há outros critérios a serem observados.

 

Nota Técnica IGAM. GPDRH n.027. 2016