Cobrança pelo uso de Recursos Hídricos

Artigo

A Cobrança é um instrumento econômico de gestão das águas, previsto na Política Nacional de Recursos Hídricos e na Política Estadual de Recursos Hídricos de Minas Gerais de Minas Gerais, que visa ao reconhecimento da água como um bem ecológico, social e econômico, dando ao usuário uma indicação de seu real valor.

Com o advento do Decreto Estadual 48.160/2021, publicado em março de 2021, as regras para a Cobrança pelo Uso de Recursos Hídricos (CRH) foram alteradas. As principais mudanças foram na base de cálculo, nos vencimentos dos DAEs e na sua forma de disponibilização.

A partir de 2021 a CRH será realizada com base nos dados de vazão outorgada e medida do exercício anterior. Além disso, o pagamento da cobrança se dará por meio de Documento de Arrecadação Estadual (DAE) e o valor total a ser pago será dividido em até quatro parcelas com vencimento no último dia útil dos meses de julho, agosto, setembro e outubro do ano seguinte ao da utilização do recurso hídrico.

 

Para saber mais, clique aqui

 

Serviços referentes à Cobrança pelo uso de Recursos Hídricos:

 

Detalhamento Valores Cobrados Ano base 2021

Emissão de DAE/2ª via(DAEs emitidos em 2022)

Emissão de DAE/2ª vi (DAEs emitidos até 2021)

DAURH 2022 (ano base 2021)

Revisão da Cobrança

Parcelamento

 

 

Contato:

Para mais informações, entre em contato com a Gerência de Instrumentos Econômicos de Gestão (Gecon)  pelo telefone (031) 3915-1287 ou pelo e-mail: cobranca.agua@meioambiente.mg.gov.br .


Normativos
Perguntas Frequentes