Três projetos de capacitação irão beneficiar gestores de recursos hídricos da bacia do rio Doce. As propostas são da Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Espírito Santo (Cefet/ES). Representantes dessas instituições se reúnem, nesta terça-feira (16), às 18h, em Ouro Preto, com analistas da Agência Nacional de Águas (ANA), do Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Espírito Santo (Iema) e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam). O objetivo é garantir que a execução das propostas seja feita de forma integrada.
Os cursos de capacitação serão presenciais para nível técnico e superior, e beneficiarão membros de comitês de bacias hidrográficas, representantes de organizações sociais, gestores públicos e outros profissionais que atuam na área de recursos hídricos, em municípios mineiros e capixabas. A previsão é de que as capacitações comecem a partir do segundo semestre de 2009, e serão financiadas com recursos do Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT-Hidro) do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), e com recursos da ANA.
A capacitação integrada é uma das ações previstas no Termo de Cooperação Técnica assinado pela ANA, Igam e IEMA, em 2006, e deverá seguir as diretrizes da Câmara Técnica de Capacitação e Informação (CTCI) do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Doce (CBH Doce), em parceria com os comitês afluentes. “Será criada hoje uma Comissão de Avaliação e Acompanhamento dos Cursos, com representantes do Igam, Iema e CBH Doce, que irá inclusive estabelecer critérios de seleção dos participantes”, explica Luciane Teixeira, presidente da CTCI.
O Cefet oferecerá cursos para profissionais de nível técnico, com carga horária de 90 horas. As aulas acontecerão nos municípios capixabas de Colatina e Linhares, e nos municípios mineiros de Aimorés, Ouro Preto, Ipatinga e Governador Valadares. A UFES capacitará profissionais de nível superior e os cursos terão carga horário de 80 horas. Os municípios ainda não foram definidos. A UFV oferecerá cursos de nível superior nos municípios de Viçosa e Governador Valadares, em Minas Gerais, e Colatina, no Espírito Santo. Todos os cursos serão gratuitos e o período de inscrição será divulgado posteriormente nos sites das instituições organizadoras.
Fonte: Ascom/ Sisema
Veja mais notícias sobre Minas Gerais no Agência Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais.