Imagem: Xmbots
Equipamento será utilizado também para outras missões do Igam e do Sisema
O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) recebeu, nesta semana, uma nova Aeronave Remotamente Pilotada (RPA), popularmente conhecida como drone, para apoio na fiscalização e no mapeamento das áreas a jusante de barragens de água. O equipamento foi adquirido por meio do Termo de Compromisso referente ao descomissionamento de barragens de mineração a montante, celebrado com a Mineração Morro do Ipê.
O equipamento, fabricado pela empresa nacional Xmobots, é um drone de asa fixa, com decolagem por lançamento e pouso por paraquedas. Possui autonomia de voo de pouco mais de uma hora, podendo sobrevoar uma área superior a 1.000 hectares por voo. Ele virá equipado com dois sensores (câmeras), sendo uma câmera de alta resolução e uma multiespectral de 5 bandas, que permite capturas em infravermelho.
“Além desse reforço importante para a fiscalização de barragens de água, o RPA também será usado em missões de outras áreas do Igam e das demais casas do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema)”, explica o analista ambiental do Igam Guilherme Santos.
Uma equipe do Instituto Mineiro de Gestão das Águas participou, também nesta semana, de treinamento na cidade de São Carlos, em São Paulo, para utilização do equipamento. “A capacitação consistiu em partes teórica, prática e acúmulo de 10 horas de voo. Como se trata de um drone de asa fixa, que decola a partir de lançamento manual, o treinamento é intensivo, para ser eficiente nos lançamentos”, completa Guilherme Santos.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema