A sociedade do Noroeste de Minas se reuniu em Unaí, no último dia 20 (quinta-feira), para uma consulta pública do Plano Estadual de Recursos Hídricos (PERH). Prefeitos, vereadores, produtores rurais, membros dos Comitês de Bacia Hidrográfica e representantes de diversos órgãos governamentais discutiram os problemas ambientais da região, os instrumentos de gestão de recursos hídricos e as ações necessárias para a preservação e conservação da água.
Manejo do solo, desmatamento, irrigação e preservação de matas e nascentes, além dos instrumentos de gestão de recursos hídricos (outorga, fiscalização e cobrança da água) foram temas discutidos na consulta. Para os participantes do encontro, o Noroeste de Minas é uma região estratégica para a gestão de recursos hídricos no Estado. "Hoje esta área exerce forte pressão sobre os recursos hídricos, mas com um planejamento adequado, ela pode contribuir para a preservação dos cursos d'água no Estado", explicou Fernando Rodrigues, coordenador da elaboração do Plano Estadual de Recursos Hídricos.
Nos últimos 30 anos, o Noroeste do Estado passou por uma forte expansão da atividade agropecuária. Acompanhado de uma ocupação desordenada do Cerrado, esse crescimento provocou a destruição descontrolada do meio ambiente, inclusive com perda de vazão dos cursos d'água. "A água é a mesma, mas a forma de ocupação do solo tem causado problemas no escoamento e, conseqüentemente, um esvaziamento do lençol freático" explicou Julio Ayala, presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Urucuia.
Ayala ressalta que o agronegócio trouxe o desenvolvimento social e econômico para o Noroeste do Estado, mas falta planejamento. "Falta ainda equilibrar a equação, priorizar o aspecto ambiental dos empreendimentos", afirmou.
PERH - O Plano Estadual de Recursos Hídricos irá indicar os programas e ações necessários para assegurar a proteção, conservação e recuperação dos recursos hídricos no Estado, além de identificar fontes de financiamento para a implementação de projetos prioritários. A previsão é que a etapa de elaboração do Plano seja concluída em dezembro de 2009.
A reunião de Unaí realizada na semana passada integra o primeiro ciclo de consultas públicas do Plano. Já foram realizadas reuniões públicas nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto São Francisco. Até dezembro serão ainda promovidas outras seis consultas (regiões Sul, Zona da Mata, Norte, Alto Jequitinhonha, Leste e Central).
Região - No Noroeste de Minas Gerais estão os Comitês de Bacia Hidrográfica do Rio Paracatu e do Rio Urucuia. A Bacia do Rio Paracatu abrange 13 municípios, como Unaí e Paracatu, com uma população estimada em 259.717 habitantes. Já a Bacia do Urucuia abrange sete municípios, com uma população total de 76.441 habitantes. Nela estão cidades como Unaí e Januária.
O clima no Noroeste de Minas é semi-úmido, com uma disponibilidade hídrica entre 02 e 10 litros por segundo por Km2 - com exceção das áreas de nascentes dos rios Preto, Prata, Sono e Urucuia, em que a disponibilidade hídrica se situa entre 10 e 20 litros por segundo Km2.
Ascom / Sisema