O InstitutoMineiro de Gestão das Águas (Igam) lançou, nesta sexta-feira (23), o terceiro volume da Revista Mineira de Recursos Hídricos. O periódico, publicado anualmente no formato eletrônico, se consagra no meio acadêmico e já ultrapassou os limites de Minas Gerais. Em levantamento feito pelo Igam contatou-se que as contribuições para o periódico são de pesquisadores além das universidades mineiras, com vínculos em centros de ensino e reputação nacional e internacional.
Lançada durante a 133ª Reunião Extraordinária do Conselho Estadual de Recursos Hídricos, a terceira edição da revista conta com editorial escrito por José Carlos Carvalho, que já foi ministro de Meio Ambiente e presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Ibama), além de secretário de Estado de Meio Ambiente de Minas Gerais.
A revista é considerada um importante instrumento de difusão do conhecimento científico produzido nacional e internacionalmente. Na nova edição, são, além do editorial, 10 artigos e uma nota técnica. “Trata-se de uma publicação colaborativa. A qualidade do produto reflete a participação da sociedade, em especial, da área acadêmica. É mais um dos nossos esforços de agregar conhecimento científico com gestão de recursos hídricos”, comentou, durante o lançamento, o diretor-geral do Igam, Marcelo da Fonseca.
O editor interinstitucional da revista, Alexandre Magrineli, reforçou a presença da revista para além do estado. “Estamos muito felizes em observar que a revista foi objeto de 16 citações em 2022, ou seja, o periódico está se consagrando como referência para a pesquisa sobre os aspectos acadêmicos e práticos”, afirmou.
Clique aqui e conheça Volume 3 da Revista Mineira de Recursos Hídricos
SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
O periódico tem fluxo contínuo de recebimento e publicação de trabalhos científicos. Os autores devem observar as condições para submissão dos trabalhos como a contribuição ser original e inédita e não estar sendo avaliada por outra revista. O arquivo deve estar em formato word e o texto deve seguir os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em “Diretrizes para Autores”, na página da revista.
Todas as orientações sobre as diretrizes para autores; apresentação gráfica e estrutura de artigos científicos, notas técnicas e resenhas críticas de livros; entre outras informações encontram-se expressas na aba “Submissões”. Confira neste link: http://rmrh.igam.mg.gov.br/ojs3/index.php/NM/about/submissions
Para realizar o cadastro clique aqui.clique aqui.
AVALIADORES AD HOC
Os pesquisadores do Brasil e do exterior, com título de doutor e significativa produção científica, que tenham interesse em colaborar com o processo de avaliação dos trabalhos científicos submetidos à Revista Mineira de Recursos Hídricos podem se cadastrar para participarem da RMRH como membros do corpo de avaliadores ad hoc.
A RMRH tem fluxo contínuo de recebimento e publicação e os avaliadores recebem certificados após a conclusão de cada parecer. Os interessados devem preencher o formulário disponível no menu: Cadastro.
Luciane Evans
Ascom/Sisema