A 37ª edição do Sisema ComCiência, realizada nesta quinta-feira (24), foi marcada pela orientação e incentivo a jovens talentos de 15 a 20 anos a se inscreverem no "Prêmio Jovem da Água de Estocolmo".
A premiação, considerada por muitos como o Prêmio Nobel da Ciência Jovem, é uma iniciativa reconhecida mundialmente e que busca incentivar estudantes que desenvolveram projetos com potencial de solucionar desafios relacionados à água, ao meio ambiente e à sustentabilidade.
Clique aqui e assista à 37ª edição do Sisema ComCiência
Nesta edição, o programa contou com a participação do mais novo campeão do prêmio em 2024, Manoel Nunes, além de Luan Oliveira e Witan Silva, representantes da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e respectivamente diretor e diretor-adjunto do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024.
Os entrevistados compartilharam suas experiências durante o evento deste ano e deram dicas para os jovens que queiram participar da próxima edição, em 2025.
O trio conta que a premiação ocorre em duas etapas. A primeira delas é nacional, na qual um projeto brasileiro é premiado. A segunda é internacional, que acontece durante a semana mundial da água em Estocolmo e conta com a participação de mais de 40 países.
Os participantes da etapa internacional concorrem em três categorias: Prêmio jovem da Água de Estocolmo, Diploma de Excelência e Voto Popular.
"Se você conhece algum estudante, incentive ele a participar. A gente quer ver Minas Gerais representada no prêmio para promover de fato transformações em cada local e na vida desses jovens. Vocês podem ver que as histórias representadas aqui no programa de hoje são lindíssimas", ressalta Witan Silva.
As datas de inscrição para a próxima edição do prêmio ainda não estão definidas, mas devem ser detalhadas ao longo do mês de novembro no site do projeto.
Sisema ComCiência
O Sisema ComCiência é um projeto do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema), apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e teve início em novembro de 2020.
A iniciativa, realizada mensalmente, visa a divulgação de trabalhos científicos de relevância para o meio ambiente no estado, com convidados escolhidos para apresentar resultados de pesquisas científicas e acadêmicas importantes para a área ambiental de Minas.
O programa é apresentado e mediado por Alexandre Magrineli dos Reis, analista ambiental da Assessoria de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos do Igam.
Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema