O objetivo é capacitar os agentes de fiscalização quanto ao trabalho com recursos hídricos, indústria, mineração e infraestrutura. A turma conta com 55 servidores, entre técnicos e PMs. "O treinamento ajuda também na integração dos trabalhos de fiscalização, que é uma diretriz do setor ambiental no Estado", afirma a gerente de fiscalização do Igam, Marúsia Guimarães.
Em 2007 cerca de 230 servidores foram capacitados. Para 2008 a previsão é que sejam treinadas 220 pessoas entre os meses de março e novembro. A ação é parte do Projeto Estruturador do Governo de Minas Consolidação da Gestão de Recursos Hídricos em Bacias Hidrográficas. "O treinamento contínuo dos agentes de fiscalização visa à preservação e a melhora da qualidade ambiental no Estado" ressalta a gerente.
O Dmat, que antes atuava apenas nas questões relativas à agenda verde, do Instituto Estadual de Florestas (IEF), é parte integrante do Sisema e desde 2007 atua junto a todos os órgãos ambientais em ações de fiscalização e monitoramento ambiental, além de apoio a Campanhas e ações educativas.
São 1.600 policiais reforçando as ações de proteção ao meio ambiente em Minas. Segundo o diretor da Dmat, Cel. Reinaldo Martins, até 2009 serão contratados outros mil policiais.
05/062008
Ascom/Sisema