Uberlândia é palco de discussões nacionais sobre o uso correto da água

Notícia

Criado: Seg, 09 nov 2009 17:21 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:39


A cerimônia de abertura da décima primeira edição do Encontro Nacional dos Comitês de Bacias será realizada nesta segunda-feira (09), a partir das 20 horas, no Center Convention de Uberlândia, na região do Triângulo Mineiro. Estarão presentes representantes de segmentos atuantes no trabalho de conservação e uso sustentável dos recursos hídricos em todo o país.

O Encob é o principal palco nacional para articulação entre os comitês de bacias hidrográficas, discussão e avaliação da política nacional de recursos hídricos. O Encob é promovido pelo Fórum Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas (FNCBH) em parceira com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).

O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, José Carlos Carvalho, será um dos conferencistas e lembra que a água é um bem comum e imprescindível em todas as atividades humanas. “Não podemos prescindir, de modo algum, da contribuição de cada um no esforço de conservação das águas”, afirma. Segundo o prefeito de Uberlândia, Odelmo Leão, o encontro é importante não apenas para Uberlândia, como também para todo o Brasil. "Vivemos um momento em que a preservação, principalmente dá água, domina as discussões”, afirma.

Na solenidade será assinado o contrato de gestão entre o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e o Consórcio Intermunicipal de Bacias Hidrográficas dos rios Piracicaba , Capivari e Jundiaí (PCJ), localizados na divisa de Minas com São Paulo. Pelo documento, o Consórcio será responsável por executar ações, projetos e obras com a aplicação dos recursos provenientes da cobrança pelo uso da água, para a melhoria das condições quantitativas e qualitativas dos recursos hídricos locais.

Evento

O tema central em 2009 será “Compartilhando as águas: Compromissos e responsabilidades”. Nos diversos cursos, oficinas e conferências que serão realizadas durante o Encob, a gestão participativa e integrada das águas serão o principal foco das dicussões. Na programação, há três conferências: 'Compromissos e Responsabilidades: O Pacto Federativo pelas Águas', 'Serviços Ambientais e Proteção das Águas' e 'Saneamento e as Metas do Milênio', que acontecerão sempre a tarde.

De terça a quinta-feira, durante as manhãs, os participantes poderão participar das oficinas que abordarão aspectos da gestão de recursos hídricos como planos de bacia e enquadramento de corpos d´água. Na sexta, acontecerão visitas técnicas a localidades próximas a Uberlândia onde são desenvolvidas ações para a conservação de recursos hídricos.

Durante toda semana, eventos paralelos serão realizados durante o Encob, entre eles reuniões das Câmaras Técnicas de Assuntos Legais e Institucionais (CTIL) e de Educação, Capacitação, Mobilização Social e Informação em Recursos Hídricos (CTEM), do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH). Também acontecem os Encontros de Administradores Municipais e o de Comitês Interestaduais além de reuniões dos Fóruns Nacionais de Órgãos Gestores e da Sociedade Civil nos Comitês de Bacias Hidrográficas.

A estimativa é que participem do evento cerca de duas mil pessoas entre membros dos Comitês, Associações e Consórcios e representantes de governos municipal, estadual e federal, organizações não governamentais (ONGs), centros de pesquisas e universidades. Mais informações sobre o Encontro Nacional dos Comitês de Bacias Hidrográficas podem ser encontradas na internet, no endereço www.encob.org.br

Fonte: Sala de Imprensa do 11º Encob

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.