Operação Especial Preventiva orienta população na Semana do Meio Ambiente em Minas

Notícia

Criado: Seg, 10 jun 2024 19:47 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:34


Foto: Semad/Divulgação 

FISCALIZAÇÃO PREVENTIVA 2 DENTRO

As Unidades Regionais de Fiscalização promoveram várias ações preventivas de conscientização em todo território mineiro

 

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Polícia Militar de Meio Ambiente, realizou uma operação de fiscalização especial da Semana do Meio Ambiente, de 2 a 8 de junho, de caráter preventivo e educativo. O objetivo das ações preventivas foi informar e sensibilizar a população sobre a importância de conservar e preservar o ambiente, além de instruir sobre aspectos legais e o uso ambientalmente adequado dos recursos naturais. Cidadãos também foram orientados sobre práticas ilegais que favorecem a extinção e a degradação de espécies.

 

As Unidades Regionais de Fiscalização da Semad promoveram, ao longo da semana, cinco blitz educativas com distribuição de material informativo; sete palestras em três escolas estaduais e municipais, alcançando 620 alunos; duas participações em exposições agropecuárias, com distribuição de material informativo (Expocafé e Feira Agropecuária de Paracatu); além da Operação Paraopeba Vivo, com a realização de 34 visitas aos comércios de pescado, mercados e comunidades dos municípios de Betim e Brumadinho, com distribuição de material informativo.

 

As ações fazem parte do Plano Anual de Fiscalização (PAF) e buscam informar e sensibilizar os diversos setores sobre como podemos evitar o desrespeito às normas e os danos ao meio ambiente, além de engajar a sociedade em geral na preservação da biodiversidade.

 

Para a diretora de Estratégia em Fiscalização, Larissa Madureira, as ações preventivas em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, trazem o foco para a preservação e evidenciam a necessidade de atenção ao tema. “Essas ações são necessárias para que o canal de comunicação seja estabelecido com a sociedade e se possa levar informação e sensibilização sobre o meio ambiente e suas mudanças constantes”, frisou.

 

Wilma Gomes
Ascom/Sisema