Workshop debate desafios e perspectivas para avanço das ações de drenagem e manejo de águas pluviais em Minas

Notícia

Criado: Qui, 06 jun 2024 21:14 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:34


Foto: Semad/Divulgação

WORKSHOP DENTRO 1

Evento faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2024, promovida pelo Sisema

 

Gestores municipais, pesquisadores, estudantes e profissionais da área se reuniram, nesta quinta-feira (6), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), em Belo Horizonte, para o workshop “Drenagem e Manejo das Águas Pluviais: Planejamento, interfaces e perspectivas”. A atividade é promovida pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e faz parte da programação da Semana do Meio Ambiente 2024.

 

Cerca de 150 pessoas participam do workshop, que tem como objetivo debater a importância de se planejar ações em drenagem e manejo das águas pluviais e as interfaces desse componente do saneamento com outras áreas como, por exemplo, o planejamento urbano e a saúde.

 

A secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, destacou na abertura do evento que o tema drenagem é prioritário para o Governo de Minas no que diz respeito ao apoio aos municípios. ”Vamos discutir temas chave como o Plano de Segurança Hídrica, os pacotes regulatórios para apoio às cidades na melhor organização do uso e ocupação do solo, que tem um impacto direto nas enchentes urbanas”, disse.

 

O subsecretário de Saneamento da Semad, Anderson Diniz, destacou que o tema é fundamental para a preservação dos ecossistemas e para a promoção da sustentabilidade nas cidades. “A participação dos municípios, da sociedade civil e da Secretaria de Meio Ambiente é essencial para o desenvolvimento de estratégias eficazes e inovadoras que visem a mitigação dos impactos ambientais e a melhoria da qualidade de vida de nossa população”, frisou.

 

O evento

 

Com presença expressiva de representantes das Coordenadorias Municipais de Defesa Civil, o workshop contou com seis palestras, onde foram discutidos temas relacionados ao eixo drenagem e manejo das águas pluviais e as arboviroses; o Plano de Segurança Hídrica da Região Metropolitana de Belo Horizonte; inundações, desastres e os impactos na drenagem e no manejo das águas pluviais; a norma de referência da Agência Nacional de Águas e Saneamento (ANA) sobre a prestação dos serviços de drenagem e manejo das águas pluviais; planejamento urbano e drenagem e manejo das águas pluviais; além da apresentação da experiência de Belo Horizonte no tocante à drenagem e ao manejo das águas pluviais.

 

Nilma Macieira, coordenadora de Proteção e Defesa Civil do município de Itabira, disse que, a cada dia, os órgãos de defesa civil têm buscado mais conhecimentos para entender o que pode se esperar em relação a recursos hídricos e ao meio ambiente. “Trabalhamos com a gestão de risco e de desastres naturais, principalmente envolvendo água, o que é nossa fonte de preocupação”, destacou.

 

Carlos Alberto Fonseca, coordenador de Proteção e Defesa Civil do município de Itanhandu, no Sul de Minas, falou que a presença em eventos do tipo é fundamental para adquirir novos conhecimentos sobre o tema.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema