A Expedição Nadando com o Théo pelo Velhas chega, nesta sexta-feira (13/09), no município de Ouro Preto. As atividades serão realizadas no Parque Natural Municipal das Andorinhas, a partir das 9h. As ações de educação ambiental fazem parte o Projeto Estratégico do governo de Minas – Meta 2014 e pretendem mobilizar e conscientizar as comunidades que vivem às margens do rio das Velhas.
Na parte da manhã e da tarde, as atividades educativas e de mobilização social, realizadas pela equipe da Expedição, pretendem atingir crianças, adolescentes e adultos, trabalhando, de forma lúdica, informações acerca da preservação da vida no rio das Velhas. O objetivo é promover, junto aos participantes, a mudança de comportamentos e atitudes, além de sensibilizar a população ribeirinha quanto à conservação e proteção do rio e de toda a área que compõe a bacia hidrográfica. Os temas são trabalhados por meio da arte com a apresentação de uma peça teatral, além de brincadeiras, palestras e distribuição de folders educativos, banners, camisetas e bonés.
No período da noite, o público terá a oportunidade de participar de show com o cantor Rubinho do Vale com o Tema: Cantoria de prosa, rio e sertão. Além disso, gestores públicos e a comunidade em geral têm a oportunidade de acesso às informações sobre a importância da preservação e conservação da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.
A população conta, também, com a Unidade Móvel Expresso das Ideias e tendas, que servirão como Espaço de Conveniência e Palco de Debates sobre o rio das Velhas. Nas tendas a população tem acesso a uma exposição sobre a história da Meta 2014, suas realizações e pretensões, ações do Governo do Estado de Minas Gerais na Bacia Hidrográfica do rio das Velhas, informações sobre o rio e suas localidades, além da participação de seus parceiros.
Primeira Etapa percorreu médio e baixo Rio da Velhas
A primeira etapa da Expedição ocorreu de 13 de maio a 21 de junho e percorreu os municípios de Várzea da Palma, Lassance, Beltrão, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Santo Hipólito, Monjolos, Nossa Senhora da Glória, Curvelo, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Cordisburgo, Santana do Pirapama, Jequitibá, Baldim, Funilândia, Sete Lagoas.
Na segunda fase, de 05 de agosto a 13 de setembro, a Expedição percorreu os municípios de Confins, Matozinhos, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Lagoa Santa, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia, Belo Horizonte, Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima e Itabirito, finalizando suas atividades em Ouro Preto.
As aventuras da expedição podem ser acompanhadas pelo site da Meta 2014 ou na página no facebook.
Saiba como chegar no Parque Municipal das Andorinhas
Distância da Praça Tiradentes até a Portaria do Parque: Cerca de 5 km.
Pelo Morro da Queimada: Partindo da Praça Tiradentes, seguir em direção a Mariana. Após o Hotel Solar das Lajes, subir a primeira esquerda. Seguir em direção ao Hotel Fazenda Boa Vista. Chegando ao alto do morro, pegar a primeira direita (estrada de terra) após o cruzamento do Hotel Faz Boa Vista. Seguir até a portaria do Parque.
Pelo Morro São Sebastião: Partindo da Praça Tiradentes, seguir em direção à saída para Belo Horizonte. Pegar a primeira direita após a Escola de Minas. Subir a Ladeira João de Paiva, passando pelo Mirante do Morro São Sebastião. Chegando à Praça de São Sebastião, seguir pela primeira direita. À direita, você avistará o Mosteiro Budista e, logo mais, a Capela de São João. Uma das referências é o Bar do Baú, famoso na região. Basta seguir pela Avenida das Andorinhas e, ao final dela, pegar estrada de terra à esquerda. Seguir até a portaria do Parque.
Fonte: http://www.ouropreto.com.br
Milene Duque
Ascom/Sisema