O mascote Theo, o peixinho legal, símbolo da qualidade das águas e da revitalização das bacias hidrográficas de Minas Gerais, percorrerá as margens do rio das Velhas, trabalhando com as comunidades e as crianças, de forma lúdica, com ações para promover a mudança de comportamentos e atitudes como a gestão correta de resíduos e efluentes e o uso adequado de agrotóxicos, além de sensibilizar a população ribeirinha quanto à conservação e proteção das áreas de preservação permanente no entorno da bacia. Nesta primeira etapa, que acontece de 13 de maio a 21 de junho, a equipe de mobilização percorrerá os municípios de Várzea da Palma (Barra do Guaçuí), Lassance, Beltrão, Corinto, Augusto de Lima, Buenópolis, Santo Hipólito, Monjolos, Nossa Senhora da Glória, Curvelo, Morro da Garça, Presidente Juscelino, Cordisburgo, Santana do Pirapama, Jequitibá, Baldim, Funilândia e Sete Lagoas.
A expedição ficará dois dias em cada município, com a realização de ações educativas e de mobilização social. As informações serão trabalhadas de forma lúdica, principalmente junto às escolas do município e tem como público alvo as crianças e adolescentes dos níveis fundamental e médio. No período da noite, gestores públicos e a comunidade em geral também terão a oportunidade de acesso às informações sobre a importância da preservação e conservação da bacia do Velhas. Os temas serão trabalhados por meio da arte com a peça teatral “Programa Velhas Vivo”, da criatividade, de brincadeiras e palestras, além a distribuição de folders educativos, banners, camisetas e bonés.
Além das atividades propostas para os dois dias, a população contará com a Unidade Móvel Expresso das Ideias e tendas instaladas em pontos estratégicos, que servirão como Espaço de Conveniência e Palco de Debates sobre o rio das Velhas. Nas tendas a população terá acesso a uma exposição sobre a história da Meta 2014, suas realizações e pretensões, ações do Governo do Estado de Minas Gerais na Bacia Hidrográfica do rio das Velhas, informações sobre o rio e suas localidades, além da participação de seus parceiros.
O mascote também visitará as comunidades envolvidas no Projeto Estratégico Meta 2014, sensibilizando as comunidades quanto à necessidade de mudança de comportamento em relação ao meio ambiente, no sentido de promover um modelo de desenvolvimento sustentável, com a adoção de práticas ambientalmente corretas, o que reflete positivamente na qualidade de vida de todos. As aventuras do mascote podem ser acompanhadas pela página no facebook https://www.facebook.com/theopeixinholegal
A segunda etapa da Expedição está prevista para ocorrer em agosto e setembro de 2013 e percorrerá os municípios de Confins, Matozinhos, Lagoa Santa, Pedro Leopoldo, Ribeirão das Neves, Vespasiano, Jaboticatubas, Santana do Riacho, Taquaraçu de Minas, Santa Luzia, Belo Horizonte, Sabará, Raposos, Nova Lima, Rio Acima, Itabirito e Ouro Preto.
Histórico do Mascote Theo - Nas margens do rio São Francisco, na Vila Afrânio, nasceu em 1937 o Sr. José Theodomiro de Araújo. Sua paixão pelo rio definiu os rumos da sua vida: formou-se em agronomia em 1959, foi nomeado para a Comissão do Vale do São Francisco em 1960 e explorou cada centímetro do vale e da cultura do seu povo até o final de sua vida. José Theodomiro acreditava na importância de sensibilizar a comunidade, tornando-a “cuidadores do rio”. Pela defesa do rio, recebeu a cidadania baiana e sergipana, além do título de Personalidade Símbolo do Vale do São Francisco, concedida pelo Governo Federal. Falecido em 04 de dezembro de 2003, era conhecido pelos barranqueiros como “O Velho do Rio”.
Diante dessa história foi criado o personagem Theo, o peixinho legal, que é o mascote da equipe de Fiscalização da Pesca para promover ações educativas e de mobilização social, destacando todas as pressões que a fauna aquática, a pesca, os cursos d’água e o meio ambiente tem sofrido, ameaçando a médio e longo prazo a extinção de muitas espécies. Agora o mascote Theo trabalhará, também, com a equipe de mobilização do Projeto Estratégico Meta 2014.