Foto: Luciane Evans
Foram selecionadas 30 instituições que se destacaram em 2023 no programa, com iniciativas criativas adotadas em sala de aula em prol do meio ambiente
As escolas municipais de Minas Gerais que mais se destacaram nas atividades do programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) em 2023 foram premiadas, nesta terça-feira (12), no Centro Mineiro de Referência em Resíduos. Durante a cerimônia de premiação, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), responsável pelo programa, entregou cerca de 250 computadores, além de placas de homenagens “Escola Sustentável” a instituições e professores.
Para o evento, foram selecionadas, de acordo com a pontuação do programa, as 30 escolas com maiores pontos nas atividades. Entre os critérios de seleção, foram consideradas as atividades extras, criadas pelas próprias instituições. De acordo com levantamento da Semad, foram encontradas 47 iniciativas que extrapolaram o que estava previsto no programa, enriquecendo, dessa forma, o conhecimento dos alunos do 5? ano do ensino fundamental e contribuindo para boa colocação da escola na premiação.
Cada uma delas recebeu a quantidade de computadores correspondente a sua classificação, num total de 95 equipamentos doados pela Semad. As instituições classificadas nos cinco primeiros lugares, por exemplo, receberam seis máquinas para uso escolar. No que se refere às placas de homenagem, foram homenageados 15 estabelecimentos de ensino, e 22 educadores e servidores da Semad pelo trabalho realizado. Outros 12 dispositivos foram doados a instituições que se destacaram em 2022 e não foram premiados na época.
O governador Romeu Zema participou, de forma remota, do evento e parabenizou os municípios participantes do programa, considerando-o um avanço na área ambiental do estado. Estiveram presentes, além de prefeitos, educadores e alunos, a secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Marília Melo, e dirigentes do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema).
“Estamos no terceiro ano do programa, considerando o projeto piloto, e é uma rede que só vem crescendo ao longo dos anos. E, para além da metodologia proposta pelo Jovens Mineiros Sustentáveis, os educadores e alunos têm trazido outras experiências, outras ações, outras iniciativas. Passou a ser um programa de todos os municípios participantes juntos com o Estado. E isso é um processo de mudança de cultura, a partir do conhecimento que é levado a essas crianças, que passam a influenciar suas famílias para mudanças de hábitos”, enfatizou a secretária, reconhecendo a importância da premiação como competição saudável entre as escolas. “Os computadores serão usados para além das atividades ambientais, sendo úteis para a infraestrutura das nossas escolas municipais no interior de Minas”, completou.
Durante o evento, houve apresentações de alunos das escolas municipais das cidades de Bueno Brandão e Mateus Leme; exposição dos desenhos produzidos pelos estudantes do JMS durante o ano de 2023; e lançamento do livro digital do programa.
Bicampeã
A escola municipal José Paulo Andery, da cidade de Bueno Brandão, no Sul de Minas, ficou em primeiro lugar entre as instituições destaques. Em 2022, ela também ocupou esse lugar no ranking e, de acordo com a secretaria municipal de educação, Laniria Tenório, o resultado é fruto de envolvimento coletivo do município. “É um trabalho que envolve uma equipe. Os nossos educadores trabalham com amor e temos apoio da prefeitura e de toda a comunidade para as nossas ações. Para o Bosque do Amanhã, por exemplo, fizemos o plantio de 115 mudas, fizemos parcerias com as crianças, pais de alunos e toda a sociedade. Tudo feito com amor e muito carinho”, comemorou.
Segundo comentou a professora da José Paulo Andery, Celiane Novetti, o programa é um diferencial para as futuras gerações. Ela citou as várias atividades que a escola promoveu para os temas ambientais, como peças teatrais, plantios, palestras, visitas, pesquisas, feiras, entre outros. “O JMS está mudando a realidade ambiental de Minas. Esperamos que os demais estados brasileiros adotem a filosofia ambiental em prol das futuras gerações”, afirmou.
Bosque do Amanhã
A premiação do programa Jovens Mineiros Sustentáveis de 2023 premiou ainda 139 escolas que se mobilizaram para realizar o projeto “Bosque do Amanhã”, que faz parte das atividades propostas pelo JMS. Em setembro deste ano, em homenagem ao Dia da Árvore, os alunos do JMS foram desafiados pelo Governo de Minas a fazer plantios de mudas em suas cidades. A meta proposta de 6 mil mudas foi superada, chegando a 6.808. Diante disso, foram entregues pela Semad, nesta cerimônia, 139 computadores a cada uma das instituições que abraçou o projeto.
O objetivo do projeto lançado pela Semad é despertar a causa climática e a preservação ambiental na comunidade escolar e entorno. Foram 80 municípios que toparam o desafio de fazer o plantio e as 6.808 mudas plantadas representam, num prazo de 20 anos, cerca de 950 toneladas de carbono neutralizados.
Sobre o programa
A cerimônia de premiação marca o encerramento anual das atividades do Programa Jovens Mineiros Sustentáveis, que finaliza sua segunda edição este ano. Desenvolvido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), o programa conta com 104 municípios participantes, num total de 180 escolas municipais e impacta a vida de 6.505 alunos do 5º ano do ensino fundamental. Os estudantes aprendem, por meio de atividades teóricas e práticas propostas pelo program
a, diversos temas sobre sustentabilidade, entre eles, consumo consciente, gestão de resíduos sólidos, mudanças climáticas, entre outros.
As escolas participantes são acompanhadas de perto pela equipe da Semad, que faz visitas às instituições de ensino para acompanhar o andamento do programa junto aos alunos e educadores.
Terceiro edital
Para o próximo ano, já estão sendo selecionadas as escolas participantes no terceiro edital do JMS 2024, com o resultado das instituições selecionadas divulgado nesta quarta-feira, dia 13. Serão selecionados, para a próxima edição, 40 municípios para se juntarem aos outros 104 já participantes. Com a expansão, a estimativa é de que o programa alcance até 9 mil alunos da rede pública municipal de ensino em Minas.
Luciane Evans
Ascom/Sisema