A Secretaria de Estado de Meio ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) lança nesta quinta-feira (16/3) o relatório executivo do Índice de Desempenho Ambiental (Idam), instrumento para avaliação e monitoramento do desempenho ambiental anual dos municípios mineiros.O relatório contém o detalhamento metodológico de elaboração do instrumento.
Com a publicação do Idam, a Semad pretende auxiliar os municípios de Minas Gerais no planejamento e na definição de ações no âmbito da política pública ambiental. O relatório pode, também, subsidiar o direcionamento de ações, programas e projetos ambientais regionalizados no âmbito do estado de Minas Gerais.
Gestores municipais terão acesso à construção metodológica dos indicadores base trabalhados, o que possibilitará a compreensão mais amplados indicadores e resultados do instrumento. “Com a entrega, reforça-se o caráter horizontal da ferramenta, na medida em que as instâncias do poder público municipal terão oportunidade deavaliar seu desempenho ambiental, revisar seus indicadores e fomentar ações e políticas para a melhoria de seu desempenho ambiental”, explica o superintendente de Gestão Ambiental da Semad, Diogo Melo Franco.
O relatório executivo do Idam é composto basicamente da metodologia detalhada desenvolvida pela Diretoria de Gestão Territorial Ambiental da Semad. “A construção da ferramenta contou com a participação de diversos colaboradores, sobretudo, do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos”, observa o superintendente. Além disso, a ferramenta traz a descrição conceitual dos indicadores socioambientais escolhidos, o panorama atual dos indicadores no Estado e o ranqueamento municipal com base no resultado do índice global de cada município, por meio do Idam Global.
Também traz de forma complementar a perspectiva dos Idams municipais em função das Superintendências Regionais de Meio Ambiente e suas jurisdições, permitindo uma visão regionalizada dos resultados.
Para Diogo Melo Franco, a entrega do relatório executivo permite uma compreensão mais ampla dos procedimentos que balizaram os técnicos da Semad na construção do instrumento. “O estudo permite proporcionar esclarecimentos e análises posteriores, que garantirão o uso e o exercício do Índice”, afirma.
Assim, a entrega permitirá que gestores e analistas do Sisema, bem como demais interessados em âmbito civil, realizem análises que tenham o Idam como subsídio, de forma procedimental e conceitualmente referenciada, o que dá robustez ao instrumento.
O subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco, destacaainda que,com o relatório executivoserá possível estabelecer rodadas de diálogos intersetoriais com atores-chave. “O foco são os municípios mineiros, visando apresentar e fomentar os resultados do Idam de forma efetiva”, destaca.
Acesso
O Idam foi apresentado oficialmente em novembro de 2022 no portal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). Clique aqui para conhecer a ferramenta.
Ele traz o resumo executivo da metodologia e dos resultados do ano de 2022, assim como toda a base geoespacial associada, por meio da plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais do Sisema(IDE-Sisema), e agora apresenta a publicação do relatório na íntegra. Todas as publicações do Idam podem ser acessadas diretamente no link Publicações:, disponibilizado na mesma página do portal da Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Clique aqui para acessar o relatório e outras publicações.
Na IDE-Sisema, em Instrumentos e Projetos Territoriais>Índice de Desempenho Ambiental Municipal - Idam (Semad) é possívelvisualizar os dados e fazer o download em diversos formatos
Por fim, para mais informações consulte também os metadados (dado sobre o dado) do Idam no catálogo de metadados da IDE-Sisema. Clique aqui
Emerson Gomes
Ascom/Sisema