Jovens Mineiros Sustentáveis percorre escolas e promove ações pedagógicas com os estudantes

Notícia

Sex, 18 out 2024
Foram atendidas 22 escolas, com 884 alunos envolvidos diretamente nas atividades pedagógicas realizadas

Foto: Divulgação/Sisema
Foram realizadas reuniões técnicas com gestores locais para monitoramento das ações
Foram realizadas reuniões técnicas com gestores locais para monitoramento das ações

Gestores do Jovens Mineiros Sustentáveis, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), percorreram, na última semana, municípios das regiões central, norte, leste e Vale do Aço de Minas Gerais para acompanhar de perto as atividades nas escolas participantes do programa. Foram realizadas reuniões técnicas com gestores locais para monitoramento das ações propostas e desenvolvimento de atividades pedagógicas com alunos e professores.

Ao todo, 12 municípios integraram o roteiro: Curvelo, Diamantina, Coluna, Guaraciama, Salinas, Taiobeiras, São João do Paraíso, Janaúba, Coronel Fabriciano, Ipatinga, Caparaó e Carmésia. Foram atendidas 22 escolas, com 884 alunos envolvidos diretamente nas atividades pedagógicas realizadas. Além da interação com os estudantes, a equipe da Semad se reuniu com dirigentes municipais e gestores locais do programa para alinhamento das metas e acompanhamento das ações previstas nos Termos de Cooperação Técnica.

“O contato com os alunos e sua realidade é imprescindível para termos um panorama dos ganhos cognitivos e das percepções sobre os temas abordados. A ideia é acompanhar de perto a execução do programa junto aos municípios, visando o aprimoramento constante das práticas pedagógicas e estratégias de abordagem”, frisou o gestor do programa na Semad, Walter Couto.

Para o gestor da iniciativa em Carmésia, Gicélio Luiz Oliveira, a parceria entre o município e o Estado tem gerado resultados positivos: “É um privilégio para Carmésia participar pelo segundo ano do programa. O Governo de Minas está de parabéns pela iniciativa, que demonstra respeito não só aos municípios e suas culturas, mas também ao meio ambiente”, ressaltou.

O impacto do programa também é percebido pelos alunos, como testemunhou o estudante João Pedro Silva Ferreira, da Escola Municipal Djanira Rosa dos Santos, em Coluna. Participar do Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) ajudou o estudante a desenvolver uma nova consciência ambiental. “Agora sei como proteger a natureza, combater a poluição dos rios, evitar o desmatamento e cuidar dos animais”, disse.

Reconhecimento das tradições locais e valorização da comunidade

Além do monitoramento das atividades, as visitas também representaram um momento de reconhecimento dos saberes locais e valorização das culturas presentes nas regiões visitadas. Segundo a equipe do programa, entender as tradições e os modos de vida de cada comunidade é essencial para desenvolver abordagens pedagógicas eficazes na educação ambiental.

O diretor de Educação Ambiental da Semad, Ricardo Cottini, enfatizou que o sucesso do JMS está na união de esforços e na valorização das pessoas envolvidas: “Quando as pessoas se sentem parte da proposta pedagógica e são valorizadas, elas colocam suas marcas e expressões. Assim, as respostas surgem espontaneamente e se traduzem em novas atitudes e comportamentos, como constatamos durante as visitas”, relatou.

O Programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) visa conscientizar alunos do ensino fundamental sobre temas como consumo consciente, cidadania, gestão de resíduos e educação humanitária.

Realizado em parceria com as redes municipais e com os Colégios Tiradentes da Polícia Militar de Minas Gerais, o JMS está presente em 104 municípios, com a participação de mais de 6 mil alunos.

Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema