Parceria entre Semad e Organização da Sociedade Civil beneficia cerca de 500 animais em Sabará

Notícia

Criado: Seg, 08 abr 2024 20:32 | Atualizado: Ter, 27 ago 2024 17:34


 Foto: Divulgação/Semad

Castração2 Dentro

No último sábado, equipe da Diretoria de Fauna Doméstica acompanhou mutirão para castrar cães e gatos na cidade

 

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) acompanhou, no sábado (6), o mutirão de castração de 69 cães e gatos, na cidade de Sabará. Os procedimentos foram feitos pela OSC Rede Colaborativa Brasil (RCB), que possui termo de fomento firmado com a Semad desde 2021, via Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos.

 

Por meio dessa parceira, já foram feitas pela OSC 467 castrações no município, com uma média de 60 trimestralmente, e a expectativa é de chegar a 512 até novembro, quando termina a vigência do termo. A ação conta com recursos provenientes de emenda parlamentar no valor de R$100 mil.

 

“A visita técnica não só evidenciou o compromisso da Rede Colaborativa Brasil com a saúde e o bem-estar animal, mas também destacou a eficácia das parcerias entre organizações da sociedade civil e o poder público na promoção do cuidado com os animais e na conscientização da sociedade”, comenta o subsecretário de Gestão Ambiental, Diogo Melo Franco.

 

Sobre o Programa

 

O Programa Estadual de Esterilização de Animais Domésticos é uma iniciativa do Governo de Minas para controlar a superpopulação de cães e gatos, promover a saúde pública e o bem-estar animal no estado.

 

Desde 2019, quando a Semad assumiu a gestão da Fauna Doméstica, foram realizadas cerca de 165 mil castrações gratuitas em mais de 413 municípios.

 

 As castrações são feitas por meio de convênios e termos de fomento com municípios, consórcios de municípios e organizações da sociedade civil, formalizados por meio de emendas parlamentares e recursos próprios da Semad. Os acordos são firmados e voltados à população de baixa renda e animais em situação de vulnerabilidade. O programa conta com investimentos na ordem de R$ 40 milhões.

 

Benefícios

 

Entre os benefícios do programa estão a redução do abandono e dos problemas relacionados à proliferação descontrolada de animais nas ruas e abrigos, a redução de custos com a saúde pública e a convivência mais harmoniosa entre seres humanos e animais.

 

Luciane Evans
Ascom/Sisema