Divulgação Sisema
Em seis meses, a Cruz Vermelha reduziu em 50% o consumo de água potável
O programa AmbientAção, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), foi tema de evento na Cruz Vermelha de Belo Horizonte. Voltado para a consciência ambiental no serviço público, o programa incentiva a adoção de hábitos sustentáveis entre os colaboradores. Na última semana, equipe da Semad foi convidada a participar de roda de conversa com funcionários da Cruz Vermelha sobre os resultados alcançados com o programa, realizado na instituição desde junho de 2023.
Com essa parceria, de acordo com dados do Sistema Integrado de Gestão Ambiental (SIGA), em seis meses, a Cruz Vermelha reduziu em 50% o consumo de água potável, passando de 911 mil litros para 434 mil litros. Na área de energia, também houve redução em relação ao primeiro semestre. Além disso, a instituição investiu em um sistema fotovoltaico que poderá gerar uma economia de até 100%.
Em relação aos materiais, a entidade implantou a campanha de utilização de canecas em substituição aos copos descartáveis. Quanto aos resíduos, está em andamento a implantação da coleta seletiva na sede, abrangendo as duas cozinhas e refeitórios existentes.
Segundo ressalta a analista de Recursos Humanos da Cruz Vermelha, Carina Barbosa, houve uma mudança de cultura na entidade. “Percebemos um modo de pensar diferente. Houve diminuição de consumo, tanto de energia quanto de água. É uma parceria muito importante, com a qual pretendemos continuar”, diz.
Para a superintendente de Educação Ambiental e Fauna Doméstica da Semad, Patrícia Carvalho, essa união em prol da sustentabilidade gera resultados expressivos. “Estamos felizes com o alcance da Cruz Vermelha. É mais uma vez a comprovação de que programa consegue trazer essa mudança entre os colaboradores, e gerar um ambiente de trabalho mais consciente e sustentável”, avalia.
Sobre o programa
O AmbientAção é um programa de educação e gestão ambiental que atualmente faz parte da Semad. Ele desenvolve as linhas de ação "Consumo Consciente" e "Gestão de Resíduos" por meio de campanhas educativas e difusão de boas práticas.
O objetivo é promover uma cultura organizacional que incentive os servidores públicos de Minas Gerais a refletir criticamente sobre seus impactos ambientais e a buscar formas de reduzi-los.
As entidades que participam do programa implementam ações como eficiência energética, redução do consumo de água, coleta seletiva de materiais recicláveis e debates ambientais.
Luciane Evans
Ascom/Sisema