Foto: Semad/Divulgação
As crianças mineiras de 11 e 12 anos apresentaram as atividades desenvolvidas em Minas em prol do meio ambiente
A experiência do programa Jovens Mineiros Sustentáveis (JMS) tem interessado escolas além das fronteiras de Minas Gerais. No dia 1º de setembro, equipe da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) esteve na cidade de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, para apresentar o programa ao Colégio Professor Cordelino Teixeira Paulo. Na oportunidade, por meio de uma transmissão ao vivo, alunos mineiros contaram sobre o programa aos estudantes fluminenses.
A ida da Semad à cidade de Cabo Frio ocorreu a convite do colégio, após o professor Nivaldo Fernandes manifestar interesse em conhecer o trabalho do JMS. “Interessei-me pelo programa de Minas e vi o potencial para essa interação com os nossos alunos. Essa troca permite a eles uma formação como cidadãos conscientes, responsáveis e um futuro mais sustentável com dignidade e qualidade de vida. Éuma atividade que veio para somar no crescimento intelectual e humano dos nossos jovens”, disse.
Para essa interação, um dos gestores do JMS, RicardoCottini, representando a Semad, foi à cidade fluminense, apresentou o programa e promoveu uma live entre os estudantes. Participaram 45 alunos do Rio de Janeiro, e, de Minas, cerca de 70 alunos dos municípios de Bueno Brandão, Machacalis, Manga, Monte Carmelo e Paracatu.As crianças possuem entre 11 e 12 anos, estão no nível fundamental, e, durante a transmissão, estavam acompanhados de professores e especialistas pedagógicos tanto de Minas como do Rio.
Outras realidades
“Essa primeira experiência em conectar os alunos, por meio virtual, traz para o programa uma maior amplitude das ações e contribui para a disseminação de práticas educativas que são realizadas em Minas, inspirando outros lugares. O JMS é um programa híbrido que mescla acompanhamentos e intervenções presenciais e virtuais”, diz a diretora de Educação Ambiental e Relações Institucionais da Semad, Ana Cristina da Silveira.
De acordo com Ricardo Cottini, a troca permitiu que os mineiros conhecessem também o que tem sido feito em outro estado pelo meio ambiente. “O JMS trabalha com o princípio do agir local, mas com uma visão global. Dessa forma,o encontro com outras crianças permite a elas conhecer além de suas realidades, proporcionando trocas de saberes”, diz.
Dentro do universo infantojuvenil, os estudantes puderam conversar sobre resíduos sólidos – disposição do lixo e coleta seletiva; poluição das águas; Mata Atlântica, meio ambiente humano – posturas e comportamentos do cidadão sustentável. Os estudantes fluminenses receberam a Moeda Social Mineirinho, usada nas escolas de Minas, por meio do JMS, para incentivo ao consumo consciente.
“A interação com crianças de outros lugares está associada a um dos princípios básicos da educação ambiental, que é de compartilhar, disseminar e comungar ideias, ser participativo e atento à pluralidade de saberes e modos de ser e viver. Essa atividade se propõe, além de um protagonismo ambiental, a incentivar o uso sadio das redes sociais, divulgando e interagindo Minas com outras regiões, trocando ideias e somando para um mundo melhor”, afirma o subsecretário de Gestão Ambiental e Saneamento da Semad, Rodrigo Franco.
Avaliações
A troca de experiência com foco no meio ambiente foi considerada enriquecedora pelos estudantes mineiros e fluminenses. “Fiquei muito feliz em ter a oportunidade de contar como é minha cidade Machacalis e o que estamos fazendo para um meio ambiente melhor. Eu aprendo muito a cada momento com o programa, que me ajuda a ter novas ideias e contribuir para minha vida”, comentou a aluna Noely Silva Xavier, de 12 anos, do município de Machacalis.
João Victor Guimarães de 11 anos e Ian Arthur Silva de 12 anos, ambos de Cabo Frio, disseram ter gostado do encontro com as crianças mineiras e contou fazer muitas atividades em Cabo Frio, como a coleta do lixo. “Sabemos que não podemos sujar as praias e o mar. Uma coisa de vocês que gostamos muito é o queijo”, disse João.
Para a aluna de Manga, Luisa Dourado Jaglieri, de 11 anos, a atividade permitiu mostrar como é a cidade de Manga e o que tem sido feito pelo meio ambiente por lá. “Em Manga temos semelhanças com os alunos do Rio, porque aqui também vamos à praia, porém, à praia do rio São Francisco. Observei que temos rotinas e costumes parecidos, isso foi muito bacana. Estou amando participar do programa JMS e nunca vou me esquecer dessa oportunidade”, disse.
Da cidade Bueno Brandão, a aluna Eliza Aparecida do Prado Silva, de 11 anos, contou ter ficado feliz com a experiência e animada. “Fazemos muitas atividades pelo meio ambiente e foi muito legal poder contar isso para outras crianças, além de falar sobre a minha cidade para elas.”
Jovens Mineiros Sustentáveis
Desenvolvido pela Subsecretaria de Gestão Ambiental e Saneamento (Suges), por meio da Deari, o JMS reúne um conjunto de atividades de educação ambiental e humanitária voltadas para a conscientização ambiental de estudantes do ensino fundamental, de escolas municipais. Cerca de 6.600 alunos já foram beneficiados pela iniciativa desde seu lançamento, em março de 2022.
Em 2023, o programa registrou um aumento de 92% no quantitativo de municípios inscritos, se comparado ao último ano, promovendo ações em 105 cidades. As ações são desenvolvidas com apoio técnico e orientação da Semad, responsável pela elaboração do material didático usado pelos alunos e capacitação dos professores, por meio de curso EaD gratuito disponibilizado na Plataforma Trilhas do Saber, universidade corporativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema). Cerca de 400 professores já foram capacitados pelo programa ao longo de 16 meses de atuação.
Luciane Evans
Ascom/Sisema