Equipe técnica da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) acompanhou, na última semana, as ações desenvolvidas por escolas de Betim, Sete Lagoas, Frei Gaspar e Ouro Verde de Minas, que participam do Programa Jovens Mineiros sustentáveis (JMS). Foram realizadas atividades com alunos do 5º ano do ensino fundamental a fim de promover interação com os alunos, e reunião técnica de alinhamento com os gestores municipais, secretários de meio ambiente e educação, diretores e professores.
“Os alunos interagiram muito durante as atividades, demonstrando interesse pelas temáticas que estão sendo trabalhadas nas escolas por meio do programa. As reuniões técnicas também são uma oportunidade de aproximação entre as pastas de meio ambiente, educação e o Estado, fortalecendo as redes de relações e favorecendo o trabalho da educação ambiental. Por meio dessas reuniões também temos feedback dos municípios sobre o programa, o que nos permite fazer aprimoramentos contínuos para os próximos anos”, explica a pedagoga e gestora ambiental da Semad, Sophia Lins.
Visitas em Betim e Sete Lagoas
Durante o encontro nas escolas, a equipe técnica da Semad realizou atividades pedagógicas interativas com os estudantes. Por meio de fantoches dos personagens do programa (Galera da Sustentabilidade), foram trabalhados os valores da educação ambiental com os alunos e conversado com eles sobre o que estão achando do programa e quais atividades gostaram mais de fazer.
As crianças também interagiram por meio de um jogo de perguntas e respostas baseado nas diversas temáticas ambientais que estão aprendendo por meio do programa, tais como: consumo consciente de água e energia, mudanças climáticas, gestão de resíduos, conservação das florestas e educação humanitária.
Para o secretário de meio ambiente e desenvolvimento sustentável de Betim, Ednard Tolomeu, o programa Jovens Mineiros Sustentáveis vem reforçar a política de Educação Ambiental municipal. “Sua importância é trazer um novo paradigma para a sociedade de Betim e por consequência para a sociedade mineira, com novos pensamentos adequados à nossa realidade. Eu tenho certeza que os nossos jovens serão em breve adultos que terão atitudes bem mais sustentáveis e ecológicas do que a nossa geração”, afirmou.
Para a secretária de educação de Betim, Marilene Pimenta, o programa é muito importante, pois trabalha a questão da sustentabilidade e do meio ambiente, que são o futuro de nossas vidas e do país. “Agradeço ao Estado por esta parceria”, destacou.
Em Sete Lagoas, na Escola Municipal Nádia Lúcia, os alunos apresentaram e cantaram uma paródia musical sobre energia, tema que estão desenvolvendo neste mês. Também apresentaram um vídeo com todas as atividades que desenvolveram até o momento e um painel que construíram sobre as fontes de energia.
Na Escola Municipal Professor Edson, os alunos fizeram uma apresentação que mostrou sobre as formas de economizar energia, as maquetes que construíam sobre o funcionamento das fontes de energia renováveis e um painel sobre a questão das queimadas no município.
Sete Lagoas se destacou na edição do programa em 2023, com uma de suas escolas ficando em 20º lugar geral no estado. Para o secretário de Meio Ambiente da cidade, Edmundo Diniz, o programa é um sucesso para a formação das crianças do quinto ano. “desde já estamos plantando neles a sementinha da importância da vida saudável e da preservação do meio ambiente”, disse.
Para a gestora ambiental do programa em Sete Lagoas, Dilma Nunes, o programa é muito importante, pois aborda vários temas, sendo completo. “Durante todo o ano a gente tem os módulos de abordagens, de todos os assuntos voltados para a área ambiental”, afirmou.
Frei Gaspar e Ouro Verde de Minas
Em Frei Gaspar, as visitas foram na Escola Municipal Estevão Monteiro, localizada no distrito de Boa Vista e na Escola Municipal Zelita Carlos de Oliveira, no distrito de Cachoeira do Aranã. Os alunos de 5º ano realizaram apresentações diversas de teatro, dança e musical. As atividades foram acompanhadas pelo gestor ambiental da Semad, Walter Couto. O destaque foram as alunas caracterizadas pela mascote do programa, a Lua, nas duas escolas, demonstrando como os alunos gostam e se identificam com os personagens.
Para a diretora da Escola Municipal Estevão Monteiro, Elizene de Souza, a equipe trabalha em prol da sustentabilidade e de um mundo melhor, que traga qualidade de vida para as pessoas. “Esse projeto, sem dúvida, veio para diferenciar mentalidades retrógradas que procuram destruir o meio ambiente sem pensar no bem-estar do ser humano, mas também dos animais”, destacou.
Em Ouro Verde de Minas, os alunos da Escola Municipal Professora Mariza Pires Lopes também fizeram apresentações de dança e musical. Para o gestor Walter Couto, foi possível constatar nas visitas que as crianças conseguiram absorver bem os temas. “As atividades foram trabalhadas adequadamente e as crianças estão por dentro dos assuntos que foram trabalhados pelo programa”, frisou.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema