Semad vistoria atividades desenvolvidas por parceiros do programa AmbientAÇÃO

Notícia

Sex, 18 out 2024
Durante as visitas, a equipe da Semad realiza rodas de conversa com a Comissão Setorial e gestores da instituição visitada

Foto: Divulgação/Sisema
Iniciativa busca conscientizar servidores públicos sobre seus impactos ambientais, estimulando práticas de
Iniciativa busca conscientizar servidores públicos sobre seus impactos ambientais, estimulando práticas de "consumo consciente" e "gestão de resíduos"

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) iniciou visitas às instituições públicas que desenvolvem o programa AmbientAÇÃO. As visitas buscam apoiar presencialmente as Comissões Setoriais, grupos de servidores voluntários que implementam ações socioambientais em suas organizações. O programa tem como objetivo sensibilizar servidores públicos para práticas sustentáveis no ambiente de trabalho, promovendo ações de consumo consciente e gestão de resíduos.

Durante as visitas, a equipe da Semad realiza rodas de conversa com a Comissão Setorial e gestores da instituição visitada. Essa interação permite a troca de experiências, avaliação das atividades e sugestões de melhorias, dentro dos princípios de participação e diversidade. A proposta é identificar facilidades e desafios de cada instituição para uma gestão ambiental eficaz e personalizada para a realidade de cada local.

Ricardo Cottini, diretor de Educação Ambiental da Semad, destaca a importância das visitas presenciais para o sucesso do programa. “O contato direto permite o diálogo e fortalece a gestão, estimulando ações de mudança. As visitas também promovem a troca de informações entre instituições, criando uma rede colaborativa de ideias e experiências bem-sucedidas”, frisou Cottini.

A coordenadora do programa, Marcella Zanforlin, afirma que conhecer de perto as ações das unidades participantes ajuda a identificar as melhores iniciativas, aprimorando o catálogo de ações do AmbientAÇÃO e desenvolvendo, de forma colaborativa, uma certificação mais simples e acessível a todas as organizações parceiras.

As primeiras visitas realizadas em 2024 foram à Fundação Ezequiel Dias (Funed) e ao Hemominas, ambas pioneiras no programa. Durante as inspeções, destacaram-se iniciativas de consumo consciente de água e energia, reaproveitamento de materiais e melhoria da qualidade de vida dos servidores. A gestora da Comissão Setorial da Funed, Fabiana Barbosa, afirmou que o AmbientAÇÃO é uma ferramenta importante para a gestão ambiental da instituição, promovendo sensibilização e mudança de comportamento.

Resultados do Programa em 2022

Em 2022, o AmbientAÇÃO certificou 40 prédios públicos e impactou 11.290 pessoas, com ações em pelo menos 26 municípios. Foram realizadas 18 feiras de troca com 676 participantes e 3.728 objetos envolvidos, resultando em 1.647 itens doados. O programa economizou 680.500 folhas de papel A4 e promoveu a produção de blocos de anotações com folhas reutilizadas. Além disso, destinou 103.541 kg de resíduos recicláveis para reciclagem e coletou pilhas e baterias para descarte adequado, além de lacres de alumínio para doação de cadeiras de rodas. Os dados da certificação de 2023 ainda estão sendo contabilizados.

O que é o Programa AmbientAÇÃO

O AmbientAÇÃO é um programa socioambiental desenvolvido pela Semad, que incentiva práticas sustentáveis em instituições públicas, promovendo o consumo consciente e a gestão dos resíduos. O programa oferece capacitação e certificação através de selos temáticos, como Água, Energia, Materiais, Resíduos e Qualidade de Vida. Uma Comissão Gestora coordena e orienta as Comissões Setoriais das instituições participantes, transformando servidores em multiplicadores de boas práticas ambientais.

Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema