Previsões - SIMGE
Título customizado
Previsões
Quarta-feira, 04 de dezembro de 2024
Previsão de Tempo
O tempo fica muito instável com chuvas em todas as regiões do estado de Minas Gerais, devido à presença de uma frente fria que deve ficar estacionada sobre o litoral do Sudeste do Brasil e também combinado com os padrões dos ventos nas camadas mais elevadas da atmosfera contribui na formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Portanto, há previsão de tempestades severas no Noroeste, Norte de Minas, Vale do Mucuri, Vale do Rio Doce e Zona da Mata. Tempestades não severas também ocorrem nas demais áreas do estado mineiro, associadas principalmente às altas de precipitação que podem ocasionar transtornos, especialmente, na metade sul do estado mineiro (incluindo a Grande Belo Horizonte). A temperatura máxima prevista no estado é de 32°C no Norte de Minas e no Jequitinhonha. Os índices de umidade relativa do ar ficam elevados, acima de 60%, devido à alta cobertura de nuvens.
Em Belo Horizonte, o céu fica nublado e ao longo da tarde as nuvens com desenvolvimento vertical aumentam possibilitando a ocorrências de chuvas e tempestades com altas taxas de precipitação. A temperatura diurna fica estável e a máxima deve atingir os 27°C, com umidade relativa do ar em torno de 65%, entre 13 e 15 horas.
OBS: Localização aproximada, para termos de referência, das cidades: Barbacena, Belo Horizonte, Curvelo, Diamantina, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Paracatu, Poços de Caldas, Teófilo Otoni e Uberlândia.Previsão de Tempo Severo
Abaixo, segue o mapa de Níveis de Severidade, sendo indicados as probabilidades e onde haverá maior potencial para ocorrência de tempestades severas no decorrer do dia de hoje. As tempestades Severas, por definição, são temporais com capacidade de provocar granizo, vendavais, tornados e/ou chuva torrencial. Os níveis de Severidade são quatro: sendo o nível 1, o mais fraco e o nível 4, o mais severo. Entenda mais a metodologia empregada.
Nível 1 previsto em áreas do Noroeste, Norte de Minas, Zona da Mata, Vale do Rio Doce e Vale do Mucuri. Microrregiões em destaques: Unaí, Paracatu, Januária, Janaúba, Pirapora, Teófilo Otoni, Nanuque, Governador Valadares, Mantena, Caratinga, Aimorés, Ponte Nova, Manhuaçu, Viçosa, Muriaé, Ubá, Cataguases e Juiz de Fora.
Tempestades Não Severas previstas no Triângulo, Norte de Minas, Central Mineira, Oeste, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Vale do Rio Doce, Jequitinhonha e Metropolitana de Belo Horizonte. Microrregiões em destaques: Ituiutaba, Patos de Minas, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Araxá, Frutal, Montes Claros, Grão Mogol, Bocaiuva, Curvelo, Três Marias, Bom Despacho, Piumhi, Divinópolis, Formiga, Campo Belo, Oliveira, Passos, São Sebastião do Paraíso, Alfenas, Varginha, Poços de Caldas, Pouso Alegre, Santa Rita do Sapucaí, São Lourenço, Andrelândia, Itajubá, Barbacena, São João del-Rei, Lavras, Guanhães, Peçanha, Ipatinga, Diamantina, Capelinha, Araçuaí, Pedra Azul, Almenara, Sete Lagoas, Conceição do Mato Dentro, Pará de Minas, Belo Horizonte, Itabira, Itaguara, Ouro Preto e Conselheiro Lafaiete.
A tendência é de formação de tempestades sobre todas as regiões do estado mineiro. Essas tempestades ocorrem a qualquer hora do dia, mas com mais intensidade no período da tarde e à noite. Os Valores de MUCAPE e MLCAPE seguem elevados, acima de 2000 J/kg e 1000 J/kg, respectivamente, o que favorecem para o disparo de convecção e ocorrências de tempestades severas com fortes rajadas de vento, especialmente, na área de Nível 1. São esperadas tempestades não severas, mas com altas taxas de precipitação, na metade sul do estado mineiro. Atenção especial para as mesorregiões Sul de Minas e Triângulo, onde as chances de chuvas fortes são maiores.
Aviso de Chuva
Previsão de chuvas em todas as regiões mineiras. Acumulados pluviométricos significativos, entre 60 e 80 mm, deverão ocorrer no Triângulo, Oeste, Sul de Minas, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana de Belo Horizonte. Acumulados pluviométricos entre 40 e 60 mm deverão ocorrer no Noroeste, Central Mineira e sul do Vale do Rio Doce. Nas demais regiões do estado, os acumulados de chuvas deverão variar entre 5 e 40 mm.
Tendência
A tendência ainda será de chuvas em boa parte das regiões do estado de Minas Gerais. Os maiores acumulados pluviométricos, entre 20 a 40 mm, deverão ocorrer em áreas das mesorregiões Noroeste, Triângulo, Oeste, Central Mineira, Metropolitana de Belo Horizonte, Sul de Minas, Zona da Mata e Campo das Vertentes. Nas demais regiões do estado mineiro, os acumulados de chuvas deverão ficar até 20 mm.