Equipe multidisciplinar do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) participa, de 24 a 29 de novembro, em João Pessoa, na Paraíba, do XVII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste (SRHNE). O evento tem como tema central a "Gestão Inteligente dos Recursos Hídricos no Nordeste do Brasil: Utilização de Inteligência Artificial e Big Data para Prever, Mitigar e Responder a Eventos Extremos" e reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir desafios e soluções inovadoras na gestão hídrica, proporcionando a troca de conhecimentos e estabelecimento de novas conexões na área de recursos hídricos.
Entre os principais tópicos abordados estavam a Gestão Inteligente dos Recursos Hídricos: Foco na utilização de Inteligência artificial e Big Data para prever, mitigar e responder a eventos extremos; Economia da Água e Valoração dos Serviços Ecossistêmicos: Discussões sobre a importância econômica e ambiental dos recursos hídricos; Educação e Capacitação em Recursos Hídricos: Estratégias para melhorar o conhecimento e a gestão dos recursos hídricos; Eventos Extremos (Secas e Enchentes): Análise de ferramentas para lidar com eventos climáticos extremos.
A analista ambiental da Unidade Regional de Gestão Ambiental (URGA) do Igam, Renata Fernandes, ressaltou que mesmo acontecendo no Nordeste o Simpósio trouxe informações importantes de interesse geral. “No evento estão sendo discutidos temas relacionados à aplicação de tecnologias de ponta para enfrentar os desafios das mudanças climáticas e garantir a segurança hídrica. Particularmente foquei nas palestras de mudanças climáticas, educação e inteligência artificial”, disse.
Durante o evento foi realizada a exposição de um trabalho realizado pela equipe da Assessoria de Programa, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos (ASPRH) do Igam, com o tema “Impacto das mudanças do uso e cobertura do solo de 2016 e 2022 nos Recursos Hídricos” e apresentado pela analista ambiental do Igam, Lívia Ribeiro Costa e pela assessora de Programas, Projetos e Pesquisa em Recursos Hídricos, Camila Lacerda.
Segundo Camila Lacerda, o resumo apresentado foi uma parte dos estudos analisados pela assessoria. “A participação no simpósio foi importante para dar destaque às atividades realizadas pelo Igam”, ressaltou.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema