APA São José finaliza projeto de educação ambiental para crianças

Notícia

Sex, 05 fev 2021


Foto: IEF/ Divulgação

Passarela apa sao jose 2

Passarela já pode ser utilizada por visitantes da unidade

Servidores da Área de Proteção Ambiental (APA) São José finalizaram, na última semana, o projeto de educação ambiental “No Rastro dos Animais”. A iniciativa foi pensada para conscientizar e informar as crianças que visitam a APA, sobre a biodiversidade existente na unidade de conservação. Gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), a APA São José está localizada em Prados, na Região Central de Minas Gerais.

O projeto consiste em uma passarela de concreto que recebeu pinturas com pegadas características de animais que habitam a APA São José. A ideia é que além de descobrir quais espécies estão representadas na travessia, o público infantil também se divirta dando saltos entre as pinturas, segundo a monitora ambiental da unidade, Sarah Jordânia.

Ela explicou que a ideia para o projeto surgiu após a implantação de um parquinho na APA São José, em janeiro de 2020, para apoio nas atividades de educação ambiental. A passarela do projeto “No Rastro dos Animais” foi inserida nesta área e será mais um atrativo para as crianças visitantes da área da unidade de conservação. “Sempre inserimos o lúdico em nossas atividades, para entreter as crianças e proporcionar a elas um entendimento mais nítido e prazeroso sobre a natureza”, avaliou Sarah.

Projeto

No caso do projeto “No Rastro dos Animais”, a monitora ambiental destacou que os animais escolhidos para serem representados na passarela foram sapo, lobo-guará e seriema, que estão presentes nas áreas de Cerrado nos domínios da Serra São José. O macaco bugio, animal comum em regiões de Mata Atlântica, também foi representado. “Vamos conseguir com essa brincadeira trabalhar a educação ambiental, valorizando a biodiversidade e também despertando a atenção, a curiosidade e o senso investigativo das crianças para descobrirem mais sobre os animais”, acrescenta.

Para obter as marcas características dos animais, a equipe da APA São José desenhou os moldes em folhas de papel. Posteriormente, os desenhos das pegadas das espécies foram feitos com tinta na base de concreto. “A ideia é que ao fazer a travessia entre as marcas dos animais as crianças desenvolvam outras habilidades para além da educação ambiental, como o equilíbrio, força muscular e coordenação motora”, finalizou a monitora ambiental.

O gerente da APA São José, Itamar Christófaro Silva, ressaltou a importância de envolver atividades lúdicas durante as ações de educação ambiental. O método, segundo ele, é capaz de produzir resultados importantes. “O trabalho de educação ambiental com crianças tem demonstrado excelentes resultados e quando o envolvimento delas é feito diretamente com o objeto, no caso a fauna silvestre, a assimilação do conteúdo é visível e elas levarão o aprendizado culturalmente para a idade adulta”, frisou.

Assista ao vídeo e veja como as crianças poderão usufruir do projeto.

Simon Nascimento

Ascom/Sisema