Foto: Divulgação/Sisema
No Parque Estadual do Ibitipoca, foram realizados passeios noturnos para que o público contemplasse o nascer do sol no Pico do Pião
Unidades de Conservação (UCs), administradas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Minas, participaram, no último fim de semana, da programação da campanha “Um Dia no Parque”, a maior mobilização nacional pela proteção de áreas protegidas do Brasil. O tema deste ano foi “É hora de cuidar do nosso lar”, com o intuito de sensibilizar o público para a necessidade urgente de mudanças de comportamentos em prol da preservação da natureza.
Cada parque desenvolveu uma série de atividades especiais, como trilhas guiadas, atividades de yoga, atrações musicais e desafios esportivos. "Quem visita uma Unidade de Conservação se conecta com a natureza, a história local e da comunidade do entorno, reforçando também sua percepção para a necessidade de preservação e proteção da nossa biodiversidade. A campanha mostra para as pessoas que perto delas provavelmente há um parque onde é possível praticar muitas atividades, tanto sozinho quanto em grupo", destaca a diretora-geral do IEF, Maria Amélia Matos.
O objetivo da campanha "Um Dia no Parque" deste ano é superar o número de visitações da edição de 2022, quando 100 mil pessoas visitaram 360 parques e reservas em todo território nacional.
Atrações
O Parque Estadual do Ibitipoca realizou passeios noturnos para que o público contemplasse o nascer do sol no Pico do Pião. As turmas, compostas cada uma por 80 pessoas, realizaram a trilha nas três últimas madrugadas, dos dias 23, 24 e 25. No domingo, o público que visitou o Parque Estadual Serra da Boa Esperança curtiu atrações como apresentação de artes marciais, yoga, meditação, recreação na cachoeira Santa Luzia e muita música.
O Parque Estadual do Rio Doce contou com a tradicional "Passarinhada", atividade para observação de aves. A unidade abriga mais de 340 espécies de aves, das quais muitas delas são raras ou se encontram em elevado grau de ameaça a nível mundial, entre elas o pica-pau-dourado-grande (Piculus polyzonus), jacu-estalo (Neomorphus geoffroyi dulcis) e o bicudo (Sporophila maximiliani).
O Parque Estadual de Serra Nova e Talhado proporcionou a um grupo da terceira idade de Serranópolis de Minas o passeio conhecido como "Banho de Floresta”. O domingo começou com um delicioso café da manhã ofertado pela UC com o apoio do projeto Copaibas, no Talhado, em Serranópolis de Minas. Logo em seguida, foi realizada a caminhada ecológica conhecida como Trilha da Santa.
Na Área de Proteção Ambiental (Apa) São José, a celebração ocorreu no último dia 15, com a realização do "Passeio a Serra", que completou 155 anos e é considerado o passeio ecológico mais antigo do Brasil. O evento reuniu mais de 500 pessoas, que participaram de trilhas guiadas e palestras sobre conservação ambiental.
No Parque Estadual do Pau Furado, cerca de 180 visitantes participaram, no domingo, de sorteios de kits ecológicos e viram exposições de animais taxidermizados, cedidos pelo Laboratório de Biologia Animal da Universidade Federal de Uberlândia ou apreendidos em operações de fiscalização de tráfico de animais silvestres, conduzida pela equipe da 9ª Cia de Polícia Militar do Meio Ambiente. Além disso, o público participou de uma trilha guiada à Cachoeira do Marimbondo, feita por voluntários e funcionários do parque.
No Parque Estadual da Lapa Grande, foram realizadas atividades de caminhadas e observação de aves nas trilhas Lapa Grande, Gameleira, Jequitibá, Boqueirão da Nascente, Ponte de Pedra e Lapa Pintada, além de ciclismo nas sete trilhas destinadas a essa atividade. Houve isenção no valor do ingresso e o parque recebeu 368 visitantes.
No Parque Estadual de Sete Salões, uma equipe de 20 pessoas realizou a Trilha da Onça e a visita ao Sítio Arqueológico Pedra Pintura, onde os participantes puderam conferir as pinturas rupestres e conhecer um pouco mais da história da região.
Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema