Promovido pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF), o Concurso “Retratos da Serra” elege anualmente as melhores imagens do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (PESRM) por meio da seleção e premiação de fotografias amadoras ou profissionais que retratam a unidade de conservação, localizada na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O prazo para inscrição e envio de fotos se encerra na próxima sexta-feira (20/12) e o resultado será divulgado no dia 8 de janeiro de 2020.
Em sua 3ª edição, o concurso irá selecionar as 10 melhores fotografias enviadas para publicação nos veículos de comunicação do IEF e do Parque (site, Redes Sociais e Sisema Notícias). A seleção será realizada por um comitê julgador formado por integrantes da Assessoria de Comunicação do Sisema e convidados externos. O primeiro lugar receberá como prêmio duas cortesias para visitar o Monumento Natural Estadual Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas, região central do Estado. O segundo e terceiro lugares também serão premiados com um brinde do PESRM e mudas de espécies nativas, respectivamente.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas por meio do envio de uma fotografia no formato PNG ou JPEG com no máximo 3 MB para o email educa.rolamoca@meioambiente.mg.gov.br com os seguintes dados: nome completo e contato (e-mail e telefone). Serão válidas apenas imagens do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça e cada inscrito poderá participar do concurso com apenas uma fotografia.
De acordo com a monitora ambiental do PESRM, Sabrina Resende, o concurso foi idealizado com o objetivo de despertar o interesse dos visitantes e promover a divulgação do importante acervo natural presente na unidade de conservação. “A fotografia é uma ferramenta valiosa para se trabalhar a Educação Ambiental. Através dela, podemos perceber o olhar diferenciado de cada um perante o Parque. Além disso, ela tem o poder de despertar o sentimento de pertencimento e gratidão nas pessoas, diante de toda beleza aqui existente”, afirmou.
Parque Estadual da Serra do Rola-Moça
Criado em 27 de setembro de 1994, pelo Decreto Lei 36.071, esta importante unidade de conservação de proteção integral é o terceiro maior parque urbano do país, com uma área aproximada de 4.006 hectares que abrange os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima, Ibirité e Brumadinho.
Os seis mananciais existentes no Parque são responsáveis pelo abastecimento de água de parte da RMBH. São eles: Rola-Moça, Taboões, Bálsamo, Catarina, Barreiro e Mutuca. Todos declarados pelo governo estadual como Áreas de Proteção Especial (APE).
Inserido em um terreno com características geológicas peculiares, a área do PESRM constitui uma zona de transição de vegetação característica dos biomas Cerrado e Mata Atlântica dotados de uma rica biodiversidade constituída por uma série de espécies da fauna, como o lobo-guará, onça parda, cachorro-do-mato, veado campeiro, carcará e várias outras espécies de aves, bem como da flora, como a canela-de-ema, espécie símbolo do Parque, várias espécies de orquídeas, bromélias e cactáceas.
A unidade de conservação possui um nome peculiar, em homenagem ao escritor Mário de Andrade, que em um dos seus poemas relata que um casal de noivos, logo após o casamento, atravessava a serra a cavalo, rumo à sua nova morada. Ao passarem pela borda de um grotão, o cavalo que a moça estava, derrapou no cascalho e despencou ribanceira abaixo e seu jovem marido, desesperado, na tentativa de salvá-la, também teve o mesmo destino fatal e desde então “a Serra do Rola-Moça/Rola-Moça se chamou”.
Informações Gerais:
Endereço: Av. Montreal, s/n – Bairro Jardim Canadá, Nova Lima / MG – CEP: 34.007-720
Funcionamento: Diário de 8 às 17h
Tel: (31) 3581-3523 / (31) 3581-3782.
Email: perolamoca@meioambiente.mg.gov.br, educa.rolamoca@meioambiente.mg.gov.br
Facebook: @serradorolamoca