Fotos: Janice Drumond
Novos Conselheiros do PE Serra Verde vão atuar até 2020
O Parque Estadual Serra Verde, unidade de conservação gerenciada pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) reforçou seus laços com a comunidade da Região Norte de Belo Horizonte, onde está localizado. A posse dos 32 integrantes do Conselho Consultivo da reserva ambiental, nesta quinta-feira, 24 de maio, apresentou à sociedade os novos atores que vão atuar até 2020 na rede de proteção da segunda maior área verde da capital.
O Conselho Consultivo é um espaço de integração da unidade de conservação com a comunidade. No caso do Parque Estadual Serra Verde, os conselheiros representam 16 instituições públicas e da sociedade que discutirão e negociarão as demandas ambientais que envolvem a área. Esta é a quarta formação do Conselho, criado em 2009.
A função do conselho é auxiliar o IEF em sua tarefa de propor e implementar diretrizes, políticas e normas para a preservação e conservação do meio ambiente, inclusive no entorno. O Parque Estadual Serra Verde foi criado em 2007 e possui área de 142,02 hectares. Em Belo Horizonte, a unidade só é menor que o Parque Municipal das Mangabeiras.
Posse
Na solenidade de posse, o diretor de Unidades de Conservação do IEF, Brício de Vasconcellos Souza Lima, recebeu os novos conselheiros e ressaltou o desafio que é a gestão de uma unidade de conservação e a necessidade de engajamento de todos os setores da sociedade. “O Conselho é o local que reúne experiências e que permite também aglutinar as soluções”, afirmou.
Diretor de Unidades de Conservação do IEF, Brício de Vasconcellos, ressaltou o desafio que é a gestão de uma unidade de conservação
O representante da Coordenadoria Regional de Atendimento de Venda Nova, Rui Lara de Assis, assume a vaga de conselheiro titular pela primeira vez, mas tem experiência no desenvolvimento de projetos ambientais em Lagoa Santa, além de trabalhar há 14 anos na região. “Espero contribuir e somar esforços para a preservação do Parque”, destaca.
Já Maria da Conceição Maia representará a Associação Comunitária do Bairro Serra Verde como suplente no Conselho. Moradora da região há 21 anos, ela é testemunha da importância da área verde, que trouxe de volta pássaros e impediu, segundo ela, invasões. “Quero dar continuidade ao bom trabalho que já vem sendo feito pelo pessoal que trabalha no Parque”, observou.
Como um dos principais vizinhos do Parque, a Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG) também tem assento no Conselho. Ronaldo Peres do Amaral, da Subsecretaria de Operação e Gestão da CAMG, é o conselheiro titular e explica que o trabalho com o IEF é uma parceria afinada, que inclui a cessão do prédio que atualmente é utilizado como sede do Parque. “Realizamos ainda trabalhos conjuntos como a construção de aceiros para contenção de incêndios florestais”, afirma.
Patrimônio Natural
O Parque Estadual Serra Verde protege nascentes fundamentais para a manutenção do sistema de lagoas que a região possui, além de fazer parte da cabeceira do Córrego Isidoro. O Parque é um importante fragmento de área verde na malha urbana da cidade. Além disso, tem função de servir como refúgio e locais de alimentação e reprodução de espécies nativas.
A unidade também oferece atividades de pesquisa e integração com seu entorno, por meio de ações de educação e interpretação ambiental. Para participar das atividades é necessário realizar agendamento prévio.
Emerson Gomes
Ascom/Sisema