O Instituto Estadual de Florestas (IEF) recebe neste mês inscrições para candidatura ao Conselho Consultivo do Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (PESB). O Gerente do PESB, José Roberto Mendes de Oliveira, esclarece que os conselheiros têm o papel de apoiar a gestão do Parque e proporcionar sua inserção no desenvolvimento sócio-econômico da Zona da Mata. Este processo seletivo vai compor o terceiro mandato do conselho, o qual terá duração de dois anos, correspondendo ao biênio de 2009 a 2010.
O resultado será divulgado no próximo dia 24, quando haverá uma sessão pública na Casa de Cultura de Miradouro. Serão escolhidos ao todo 36 conselheiros, sendo 18 membros efetivos e 18 suplentes, conforme previsto na Portaria n. 021/2004, os quais devem ser indicados por entidades publicas e representantes da sociedade civil de forma paritária.
Podem participar como membros representantes do Conselho aqueles que são atuantes na região de entorno do PESB, entre organizações não governamentais ambientais, comunidade científica, organizações de trabalhadores ou do setor privado, órgãos municipais ambientais e instituições estaduais e federais dos municípios.
Entidades e instituições interessadas devem se inscrever até o dia 10, na sede do Parque do Brigadeiro, pelo e-mail mailto:pebrigadeiro@ief.mg.gov.br, ou ainda, por meio de correspondência endereçada à Estrada Araponga/Fervedouro km 15, Zona Rural, CEP: 36594-000 - Araponga-MG. Devem ser enviados: ficha de inscrição e outros documentos de acordo com o tipo de entidade. Mais detalhes, bem como a ficha de inscrição, podem ser obtidos no site http://www.serradobrigadeiro.org.br/ ou devem ser solicitados na sede do PESB ou por email.
Parque Estadual da Serra do Brigadeiro
Criado em 27 de setembro de 1996 (Decreto n.º 38.319), a unidade de conservação está localizada na região da Zona da Mata, a aproximadamente 300 Km de Belo Horizonte. O Parque ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira ocupando terrenos nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino.
Com quase 15 mil hectares de área de conservação, onde predominam Mata Atlântica, montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce, o Parque é uma boa opção para a prática de ecoturismo, desde que foi aberto à visitação, em 2005.
No Parque estão o Pico do Soares (1.985 metros de altitude), o Campestre (1.908 m), o do Grama (1.899 m) e o do Boné (1.870 m) e, ainda, inúmeras nascentes. A altitude e o relevo amenizam a temperatura local e a neblina cobre os picos durante quase todo o ano, formando uma das mais belas imagens do Parque.
Pelo levantamento dos recursos biológicos do Estado de Minas Gerais, a Serra do Brigadeiro tem grande importância na conservação da Mata Atlântica e de suas espécies de fauna e flora. O local é um verdadeiro paraíso botânico, que abriga um ecossistema rico em espécies vegetais como bromélia, orquídea, cedro, candeia e palmito doce. Ela também é refúgio de espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o sauá, o muriqui, a onça-pintada, a jaguatirica, o sapo-boi. Também podem ser observadas diversas espécies de aves, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo e a araponga.
Fonte: Ascom/ Sisema