O diretor-geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Breno Lasmar, participou nesta sexta-feira (25) do painel “Finanças de Biodiversidade: Mecanismos de Incentivo à Biodiversidade - Contribuições para os Objetivos Globais,” organizado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), durante a COP16, na Colômbia. A atividade, que faz parte da programação do Pavilhão Brasil na 16ª Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB), destacou a importância de estratégias financeiras para promover a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável.
Breno Lasmar compartilhou avanços recentes alcançados em Minas Gerais, ressaltando como a integração das iniciativas estaduais tem ampliado os resultados. Como exemplo, mencionou os desafios pactuados no âmbito do Consórcio Sudeste - Cosud, o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em Minas Gerais, que atualmente possui 1,9 milhão de cadastros, com cerca de 3,56 milhões de hectares declarados para recomposição em Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reservas Legais. Esse cenário, segundo Breno, requer um direcionamento estratégico voltado para a restauração e conservação, com programas específicos para esses desafios.
A Conferência das Partes da CDB é realizada a cada dois anos e é o principal fórum internacional para discutir a cooperação na conservação e uso sustentável da biodiversidade. O Pavilhão Brasil, na COP16, está promovendo 35 eventos, de 21 a 31 de outubro, todos com transmissão ao vivo pelo canal do MMA. As atividades incluem discussões, apresentações, workshops e lançamento de políticas públicas e iniciativas de diversos setores, incluindo o governo federal, organizações da sociedade civil e setor privado.
A participação do IEF na COP16 reflete o compromisso de Minas Gerais em fortalecer políticas de conservação e promover o desenvolvimento sustentável, servindo de exemplo e inspiração para outros estados e países.
Adellisses Magalhães