Estado premia produtor rural modelo

Notícia

Sex, 06 jun 2008


Santos é proprietário há quatro anos da Fazenda Curriola da Serra Negra, situada no município de Antônio Dias, no Quadrilátero Ferrífero. “Quando comprei a fazenda, minha primeira preocupação foi buscar orientação técnica de uma empresa de consultoria para fazer projetos de recuperação das áreas degradadas”, contou. Na área, ele promoveu a recuperação da mata ciliar com espécies nativas, cercamento e aceiramento das áreas de Reserva  Legal e de Áreas de Preservação Permanente. Também implantou projetos de psicultura, reflorestou com eucalipto, recuperou áreas de pastagens e sinalizou a propriedade com mensagens ambientais.

O produtor também promove na fazenda atividades esportistas e de lazer, antecedidas de palestras sobre a preservação da fauna e da flora e aquestão ambiental de forma geral. “Desde o início, todas as atividades desenvolvidas na fazenda têm o acompanhamento do Instituto Estadual de Florestas, que inclusive fez algumas correções nos projetos e presta orientações técnicas. Hoje, a propriedade é toda regulamentada”,orgulha-se.

Moisés dos Santos ressaltou a importância da interação dos agricultores com os órgãos ambientais. “Nós devemos buscar orientações antes de executar qualquer atividade na fazenda. A maioria das pessoas peca porfalta de conhecimento, desmata sem necessidade, faz lagoas de forma irregular, sendo que podemos fazer dentro dos procedimentos técnicos e legais”, complementa.

O Diploma de Produtor Rural Modelo foi instituído em 1986, em seus 21 anos de existência já premiou 88 agricultores. As ações são indicadas pelos escritórios regionais do Instituto Estadual de Florestas e avaliadas por uma comissão formada por representantes das Secretarias estaduais de Meio Ambiente e Agricultura, Emater e do próprio Instituto.

Data: 04/06/08
Fonte: Ascom / Sisema