Em ação conjunta do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema-MG) e Polícia Militar, foram presas nesta quarta-feira (10) 16 pessoas que atuavam em um garimpo irregular no distrito de Saco do Otávio, município de Medanha. Batizada Operação Alto Jequitinhonha III, a ação teve início na segunda (08) e é coordenada pelo Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI).
Dividida em cinco grupos, a equipe de fiscalização percorreu, até o momento, 20 empreendimentos na região de Diamantina. No total, cerca de 30 pessoas, entre técnicos do Sisema e profissionais da Polícia Militar de Minas Gerais, participam da operação, que conta ainda com o apoio de 16 viaturas e um helicóptero. Esta é a terceira ação deste tipo realizada na região desde 2006.
Além das prisões efetuadas, até o momento já foram apreendidos 361 estéreis de lenha e embargados 11 hectares onde foram verificadas intervenções não autorizadas. Os principais problemas encontrados pelas equipes de fiscalização são áreas de desmate, garimpos irregulares e intervenções em Áreas de Preservação Permanente (APPs).
Nos garimpos, em sua maioria pequenos e destinados à extração de diamantes, a principal dificuldade é localizar os responsáveis, que abandonam a área ao perceberem a presença da polícia e dos fiscais.
A garimpeira Enilde Souza, de 32 anos, foi uma das pessoas detidas na operação. Ela informou que atua nesse tipo de atividade há seis anos e que não tem lucro com a extração de diamante. "Trabalho nisso para sobreviver, se tivesse emprego na cidade eu não estaria aqui", declarou.
A operação Operação Alto Jequitinhonha III se estende até esta sexta-feira, 12.
CGFAI
O Comitê Gestor de Fiscalização Ambiental Integrada (CGFAI) atua formalmente desde de 2007, porém, já em 2006 estava em experiência a atuação integrada da fiscalização ambiental em Minas Gerais.
As ações desenvolvidas pelo Comitê envolvem técnicos do Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), que atuam no Instituto Estadual de Florestas (IEF), Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), além da Polícia Militar de Minas Gerais. Em algumas de suas ações, o Comitê conta com parcerias com outras entidades, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).
Ascom Sisema