Uma equipe de 35 pessoas participou do combate ao fogo Floresta Estadual de Uaimii, com o apoio de dois helicópteros e quatro aviões de lançamento de água (Air Tractor) da Força-Tarefa Previncêndio. Segundo o gerente da unidade de conservação, Rafael Magalhães, a elevação da umidade do ar na noite de quarta contribuiu para o fim do incêndio. "O fogo atingiu a Serra Geral, no interior da unidade, e técnicos permanecem no local fazendo a medição da área atingida", afirma.
A Floresta Estadual de Uaimií é uma unidade de conservação de proteção integral administrada pelo IEF e possui 4.309,16 hectares. Abriga um importante remanescente de Mata Atlântica e, em conjunto com o Parque Estadual do Itacolomi, a Estação Ecológica do Tripuí, a Área de Proteção Ambiental Cachoeira e o Parque Natural Municipal das Andorinhas forma um mosaico de unidades de conservação que, somadas, possuem uma área de cerca de 25 mil hectares de áreas protegidas na região do Quadrilátero Ferrífero.
Semana agitada
Um incêndio na Serra do Chapéu, na Área de Proteção Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas, também em Ouro Preto, foi debelado na manhã dessa quinta, após cerca de 12 horas de combate. Na manhã desta quinta, um helicóptero e dois aviões Air-Tractor da Força-Tarefa se deslocaram para o norte de Minas para combater um incêndio que atingiu o Parque Estadual da Lagoa do Cajueiro, no município de Matias Cardoso. O incêndio teve início na tarde de quarta (29) e foi extinto às 14 horas de hoje, após o trabalho de cerca de 35 pessoas. Técnicos do IEF permanecem no local fazendo o trabalho de rescaldo para garantir que o fogo não retorne.
No dia 28, por volta de 20 horas, foi extinto um incêndio no entorno do Parque Estadual de Sete Salões, em Conselheiro Pena. O fogo durou cerca de duas horas. Também na noite de terça foi debelado o incêndio que atingiu o entorno do Parque Estadual Serra Negra, em Diamantina. O incêndio foi identificado às 14 horas de terça-feira e extinto por volta das 22 horas.
30/08/2007
Fonte: Ascom/Sisema