Foto: Divulgação IEF
Plano foi apresentado na Câmara Municipal a vereadores, sociedade civil e ao prefeito da cidade
Em uma parceria com a prefeitura de Curral de Dentro, no Norte de Minas, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) lançou, nesta quinta-feira (19/12), o plano de conservação e recuperação de Mata Atlântica na cidade. O mecanismo começou a ser desenvolvido em maio de 2018, também com a participação do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável.
O programa foi apresentado durante a manhã, na Câmara Municipal de Curral de Dentro, com a presença do prefeito do município, de produtores rurais, de políticos da região além de integrantes do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Pardo. Para a construção do programa, a cidade foi dividida em 7 microrregiões rurais, observando aspectos relevantes de cada região, tais como: maior e menor incidência de fragmentos florestais, maior e menor densidade hidrográfica e atividades produtivas. Oficinas também foram realizadas para o desenvolvimento do trabalho.
Durante a apresentação do plano, houve destaque para o planejamento estratégico do município, a construção de cenários e o plano de ação, em que foram priorizadas ações de educação ambiental, fiscalização, recuperação de áreas com foco em água, e criação de uma unidade de conservação na área da Serra do Anastácio. A coordenadora de conservação e recuperação de ecossistemas da Regional Nordeste do IEF, Janaina Mendonça Pereira, explicou que a população também participou de todo o processo.
Segundo ela, as comunidades da cidade foram ouvidas e indicaram áreas que necessitavam de ações concretas de recuperação e conservação. “O plano é um importante instrumento de planejamento ambiental para priorização de esforços de conservação e recuperação da Mata Atlântica e para o engajamento da sociedade na melhoria ambiental do município”, destacou.
A coordenadora ainda explicou como a ferramenta pode ser utilizada pelos governantes municipais. “O plano pode apoiar o município no seu desenvolvimento local com sustentabilidade, contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar e para a segurança Hídrica e alimentar, protegendo os recursos naturais”, acrescentou Janaína. Na Regional Nordeste do IEF, Curral de Dentro se junta a Teófilo Otoni como as duas únicas cidades a desenvolverem o plano.
A previsão é de implementar o programa em outros municípios como Taiobeiras e Itaipé. “Com a elaboração deste plano de ação, há metas, prazos, diagnósticos e prognósticos da situação do município e todo o trabalho é acompanhado pelo IEF”, finalizou Janaína.
Simon Nascimento
Ascom/Sisema