IEF leva informações e capacitações para produtores rurais na 94ª Semana do Fazendeiro da UFV

Notícia

Criado: Ter, 22 out 2024 19:57 | Atualizado: Ter, 22 out 2024 19:58
Instituto, por meio da URFBio Mata, esteve presente com um estande, onde o público pôde esclarecer dúvidas sobre os serviços e atividades desenvolvidas pelo órgão

Foto: Divulgação Sisema
Além do estande informativo, o IEF ofereceu uma série de cursos durante o evento
Além do estande informativo, o IEF ofereceu uma série de cursos durante o evento

Entre os dias 14 e 20 de setembro de 2024, o campus da Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi palco da 94ª Semana do Fazendeiro, evento tradicional da instituição. O Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Mata, esteve presente com um estande, onde o público pôde esclarecer dúvidas sobre os serviços e atividades desenvolvidas pelo órgão. Entre os temas abordados estavam o Cadastro Ambiental Rural (CAR), o Programa de Regularização Ambiental (PRA), fomento florestal e outros relacionados à gestão ambiental de propriedades rurais. Além do estande informativo, o IEF ofereceu uma série de cursos durante o evento, abordando temas de grande relevância para produtores rurais, técnicos e estudantes.

Na segunda-feira (16/09), o curso "Retificações, atendimentos de requisições e implicações das análises do CAR" tratou sobre a legislação vigente para a regularização ambiental de imóveis rurais e as exigências do Cadastro Ambiental Rural. Foram detalhados os procedimentos para retificação de informações no sistema SICAR e as implicações legais decorrentes de inconsistências no cadastro. Os participantes também receberam instruções sobre a Central do Proprietário/Possuidor, ferramenta fundamental para acompanhamento das questões ambientais dos imóveis.

Ainda no dia 16, o curso "O CAR e PRA como mercado de trabalho" destacou as oportunidades geradas pelo Cadastro Ambiental Rural e pelo Programa de Regularização Ambiental. A capacitação mostrou o impacto desse mercado na cadeia de restauração florestal e como a demanda por profissionais especializados tem crescido, impulsionada pela necessidade de regularização ambiental das propriedades rurais, conforme o Código Florestal Brasileiro.

No dia 18 de setembro, o curso "Carvão Vegetal: Aspectos legais junto ao órgão ambiental em MG" abordou os principais erros no preenchimento da Declaração de Colheita de Florestas Plantadas e Produção de Carvão. Os participantes receberam orientações detalhadas sobre a legislação aplicável e o correto cadastramento de plantios.

Nos dias 18 e 19 de setembro, o "Manejo de Trilhas" foi o tema principal. Os participantes aprenderam sobre o planejamento e as técnicas de manejo de trilhas, com aplicações práticas voltadas tanto para trilhas novas quanto antigas. Esse curso atraiu especial interesse de gestores ambientais e profissionais ligados ao ecoturismo.

Já no dia 19/9, o curso "Resgate, Manejo e Reabilitação de Fauna Silvestre Nativa" discutiu questões sobre a recuperação e reabilitação de animais silvestres. O conteúdo incluiu a apresentação do Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) e o projeto Áreas de Soltura de Animais Silvestres (ASAS), além de discutir os conflitos entre humanos e a fauna nativa.

"Evento de extensão rural como estes, ainda mais de proporção nacional, é uma ferramenta potente para que o IEF possa chegar até os proprietários e os possuidores de imóveis rurais com orientações e informações sobre as atividades desenvolvidas pelo órgão, bem como dos meios e exigências legais para regularizações e adequações ambientais no contexto rural", destacou o gerente operacional da análise do CAR da URFBio Mata, Gilberto Fialho.

Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema