Barbacena foi palco de um marco ambiental no último sábado (30), com o plantio de 5 mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na Estação Ponto de Partida. O evento, organizado por diversas entidades e liderado pelo Ponto de Partida, teve o Instituto Estadual de Florestas (IEF) como parceiro estratégico, consolidando um esforço coletivo para fortalecer a biodiversidade local e criar um ambiente sustentável para as futuras gerações.
Centenas de pessoas participaram da ação, incluindo famílias, estudantes e organizações, todas unidas pelo compromisso de reconstruir os ecossistemas e mitigar os impactos das mudanças climáticas. Com a integração das 5 mil mudas doadas pelo IEF ao espaço, que já abriga outras 4 mil árvores plantadas anteriormente, a área se consolida como um embrião de floresta urbana, oferecendo refúgio para a fauna local e contribuindo para o equilíbrio climático.
“Esta ação, iniciada em 2019 e com continuidade assegurada, representa uma oportunidade única para a população de Barbacena e região se reconectar com a natureza. Este esforço, que conta com o engajamento de diversas entidades e voluntários, já resultou no plantio de cerca de 10 mil mudas de espécies arbóreas nativas na localidade, consolidando-se como um marco de colaboração e preservação ambiental.”, disse o supervisor da Unidade Regional Centro Sul do IEF, Ricardo Ayres.
Segundo os organizadores, o envolvimento popular foi muito importante para a ação. Para o Grupo Ponto de partida o evento foi uma oportunidade de plantar não só árvores, mas esperança e compromisso com o futuro do planeta. As crianças tiveram um espaço especial e foram incentivadas para a consciência ambiental.
Impactos ambientais e sociais do projeto
Florestas urbanas desempenham papel crucial em centros urbanos, ajudando a reduzir temperaturas, além de melhorar a qualidade do ar e a infiltração hídrica. A iniciativa de Barbacena reforça a relevância de projetos que aliam sustentabilidade à vida cotidiana das cidades, destacando-se como modelo para outras regiões do país.
Desde o primeiro plantio, realizado em 2019, o projeto já se tornou referência como ação ambiental e integração comunitária. O IEF foi o responsável pela doação das 9.400 mudas já plantadas.
O movimento conta com o apoio de instituições como o Ministério Público, UEMG, Instituto Federal Sudeste MG, Corpo de Bombeiros e entidades privadas, The Nature Conservancy (TNC), Associação Regional de Proteção Ambiental (ARPA) e Associação Renovação Cidadã Organizada de membros da Sociedade Civil (Arcom-SC) Barbacena.
Loreena Cordeiro
Ascom/Sisema