IEF recebe motosserras apreendidas em ações de fiscalização no Norte de Minas

Notícia

Criado: Ter, 03 dez 2024 20:21 | Atualizado: Ter, 03 dez 2024 20:54
Equipamentos serão destinados ao Parque Estadual da Lapa Grande, localizado em Montes Claros

Foto: Divulgação Sisema
Doação dos bens apreendidos é uma ação que garante o controle e a organização no procedimento de destinação final
Doação dos bens apreendidos é uma ação que garante o controle e a organização no procedimento de destinação final

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realiza, nesta terça-feira (03/12), a doação de dez motosserras apreendidas em ações de fiscalização ambiental da Unidade Regional de Fiscalização do Norte de Minas (URFIS-NM) e da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais. Os equipamentos serão destinados ao Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, administrado pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF).
 
De acordo com a gerente do parque, Aneliza Miranda Melo, a doação das motosserras ajudará nas atividades de campo, como confecção de placas de sinalização a serem utilizadas no interior e no entorno da Unidade de Conservação (UC). “Também serão usadas na manutenção de cercas dos limites da UC, manutenção e construção de estruturas de madeira, e, ainda, apoio nas atividades de combate a incêndios florestais, limpeza e desobstrução de estradas e aceiros no interior do parque”, afirma.
 
As motosserras, de diversas marcas e potências, eram utilizadas em práticas de desmatamento ilegal e foram apreendidas durante ações de fiscalização.
 
“A doação dos bens apreendidos é uma ação que garante o controle e a organização no procedimento de destinação final do bem, assim como é de grande auxílio para o órgão que os recebem, gerando uma satisfação mútua, garantido eficiência ao estado e seus serviços prestados ao meio ambiente e ao cidadão”, explica o coordenador de suporte operacional da Unidade Regional de Fiscalização do Norte de Minas, Evandro Rezende.
 
“Importante ressaltar o trabalho realizado pela Unidade Regional de fiscalização do Norte de Minas, em conjunto com demais órgãos da administração pública, no intuito de doar bens apreendidos que foram utilizados no cometimento de ilícito ambiental para que sejam aproveitados pela administração pública”, avalia o chefe regional da URFIS do Norte de Minas, João Paulo Lopes Gomes.

Ascom/Sisema