Imagens de pinturas rupestres estão expostas na Gruta Rei do Mato

Notícia

Qua, 14 dez 2016


Uma exposição com 43 painéis de arte rupestre está aberta ao público no receptivo do Monumento Natural da Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas. Os painéis expressam ideias e valores das culturas pré-históricas com diferentes tipos de representações como sinais geométricos, instrumentos utilitários, armas e cenas do cotidiano (caça, guerra, dança, parto).

 

As peças foram reformadas após acordo do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) com uma empresa mineradora que estabeleceu como medida compensatória a restauração dos painéis, que ficavam armazenados na sede da Fundação Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec). Eles fazem parte de um trabalho iniciado em 1977 para pesquisar o desenvolvimento de técnicas de estudo da arte rupestre, visando contribuir para o entendimento, divulgação e preservação do registro cultural dos povos pré-históricos que viviam na região de Lagoa Santa. 

 

Foto: Acervo MNEGRM

exposicao01

 

Para a recuperação dos painéis, foram desenvolvidas metodologias de reprodução de imagens rupestres pelas restauradoras Silvia Gaia e Maria Irene de Melo Neves. Os painéis rupestres tornam-se importantes instrumentos para a divulgação e a valorização do patrimônio arqueológico de Minas Gerais. Com representações de desenhos e pinturas existentes em grutas mineiras de diversas regiões do estado, nos municípios de Santana do Riacho, Matozinhos, Monjolos, Prudente de Morais, Pedro Leopoldo, Gouvêa, Conselheiro da Mata, Varzelândia, Lagoa Santa e Buenópolis. 

 

A exposição pode ser visitada no Monumento Natural da Gruta Rei do Mato, em Sete Lagoas (rodovia BR-040, Km 472, s/n, Universitário). O horário de funcionamento é de 8 às 17 horas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3775-2695.

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema