Incêndio no Parque Estadual da Serra do Brigadeiro é controlado

Notícia

Ter, 09 fev 2010


Equipes da Força-Tarefa Previncêndio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Corpo de Bombeiros de Muriaé e voluntários, controlaram por volta das 19h dessa segunda-feira (08/02), o incêndio que atingiu o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro, no extremo norte da Serra da Mantiqueira. Cerca de 15 combatentes ajudaram a debelar o incêndio que começou no domingo (07/02) por volta das 18h00.

Segundo a coordenadora da Força-Tarefa Previncêndio, Cláudia Melo, o incêndio foi provocado por raios, que atingiram a região no final da tarde de domingo. O trabalho contou com a ajuda de um helicóptero, que segundo o gerente do parque, José Roberto de Oliveira, foi de fundamental importância no combate às chamas. “Graças à ajuda dos combatentes e da aeronave foi possível evitar que o incêndio tomasse grandes proporções”, ressaltou. A área queimada representa cerca de 7,7 hectares.

Parque Estadual da Serra do Brigadeiro – o Parque foi criado em setembro de 1996 e está localizado na região da Zona da Mata, a cerca de 290 Km de Belo Horizonte. O Parque ocupa o extremo norte da Serra da Mantiqueira ocupando terrenos nos municípios de Araponga, Fervedouro, Miradouro, Ervália, Sericita, Pedra Bonita, Muriaé e Divino. A Serra do Brigadeiro possui inúmeras nascentes, que contribuem de maneira significativa para a formação de duas importantes bacias hidrográficas do Estado: a do rio Doce e a do Paraíba do Sul.

A unidade de conservação tem 14.984 hectares de onde predominam a Mata Atlântica, montanhas, vales, chapadas, encostas além de diversos cursos d'água que integram as bacias dos rios Paraíba do Sul e Doce.

O Parque é também refúgio para muitas espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o sauá, o mono carvoeiro ou muriqui, a onça-pintada, a jaguatirica, o sapo-boi.  Diversas espécies de aves também podem ser observados, como o pavó, o papagaio-do-peito-roxo, o gavião-pomba, o tucano-do-peito-amarelo, o trinca-ferro e a araponga.

Fonte: Ascom/ Sisema

Acesse para mais notícias do Governo de Minas Gerais: Agência Minas e Blog.
Acesse a Galeria de Fotos do Governo de Minas Gerais.
Acompanhe também no www.youtube.com/governodeminasgerais.