Incêndios florestais deixam Força-Tarefa em alerta

Notícia

Seg, 24 set 2007


Na APA Cachoeira das Andorinhas, o fogo começou por volta das 11h da última sexta-feira (21). Segundo a coordenadora da Força-tarefa Previncêndio, Cláudia Melo, combatentes ainda trabalham no local. Na APA Serra São José, em Tiradentes, o incêndio teve início às 18h do mesmo dia e envolveu 15 brigadistas do Corpo de Bombeiros daquele município, além de funcionários da unidade de conservação. O fogo foi debelado às 10h de sábado (22).

Outro foco na APA Serra São José, em Santa Cruz de Minas, foi identificado também no sábado (22), por volta das 12h. Vinte e um brigadistas voluntários trabalharam no local e o fogo foi debelado às 18h do mesmo dia. No mesmo dia, foi registrado um foco no Parque Estadual Serra da Boa Esperança. Cinco bombeiros trabalharam para debelar as chamas.

No domingo (23), em Belo Horizonte, um incêndio no Parque Municipal da Baleia foi combatido com a ajuda da Força-tarefa Previncêndio. Mais de 100 brigadistas trabalharam para debelar as chamas que começaram por volta das 16h. Na manhã desta segunda-feira (24) o incêndio já estava sob controle.

Outros dois focos de incêndios foram registrados nesta segunda (24) pela força-tarefa: um no entorno do Parque Estadual Serra do Rola Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e outro no Parque Estadual Serra do Brigadeiro, na Zona da Mata mineira. Equipes dos bombeiros estão nos locais combatendo o fogo.

No entorno do Parque Estadual Serra do Rola-Moça o fogo teve início no local conhecido como "Fechos". De acordo com Cláudia Melo, duas aeronaves Air Tractor do IEF foram enviadas para ajudar no combate às chamas. Cerca de 100 brigadistas da MBR, Copasa, Corpo de Bombeiros e funcionários do parque trabalham no local. Segundo informações da gerência de unidade de conservação, o incêndio está sendo controlado para que não atinja a área de preservação.

De janeiro a setembro de 2007 já foram registrados 57 ocorrências de incêndios dentro das Unidades de Conservação do Estado e 45 ocorrências no entorno. Dados de satélites monitorados pelo IEF já registraram 7.275 focos de calor em todo o Estado desde o início do ano contra 6.293 no ano de 2006.

24/09/2007
Fonte: Ascom/Sisema