Minas comemora Dia da Árvore e chegada da primavera

Notícia

Sex, 20 set 2019


 

Minas Gerais preparou uma programação extensa para celebrar o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, e a chegada da primavera, que em 2019, está marcada para o dia 23. Trilhas ecológicas, distribuição e plantio de mudas e a comemoração dos 25 anos de criação do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça são os pontos altos das festividades previstas para Belo Horizonte como parte da Semana Florestal em 2019.
 
Abrindo as comemorações, o Parque Estadual Serra Verde, localizado no Vetor Norte de Belo Horizonte, receberá duas trilhas ecológicas. No sábado, 21 de setembro, a partir das 8h30, acontecerá a Trilha da Árvore, em homenagem ao Dia da Árvore. A atividade será uma oportunidade para conhecer espécies existentes na unidade de conservação como o ipê-amarelo, o pau-jacaré, a macaúba e o ingá.
 
Na segunda-feira, 23 de setembro, será realizada uma segunda trilha ecológica pelo Parque com alunos de escolas da rede pública da região do entorno da unidade de conservação. Haverá o plantio simbólico de mudas de espécies nativas. No mesmo dia, será divulgado o resultado do concurso que modernizou a logomarca do Instituto Estadual de Florestas (IEF), que é o responsável pela organização da Semana Florestal.
 
Na Cidade Administrativa de Minas Gerais (CAMG), que fica ao lado do Parque Estadual Serra Verde, ainda no dia 23, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) lançará o curso à distância “Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias”. O curso será oferecido na plataforma online Trilhas do Saber (www.trilhasdosaber.meioambiente.mg.gov.br) e terá como público-alvo professores de diferentes conteúdos, analistas e gestores públicos, dirigentes de Organizações Não Governamentais (ONGs), além de estudantes de nível médio e superior. Os interessados devem realizar a inscrição no período de 23 de setembro a 04 de outubro pelo link

 

No dia 26 de setembro, também na CAMG, será realizado um curso de jardinagem com o engenheiro agrônomo do IEF, Vergílius Maro Clemente. Ele é um dos que vem trabalhando no projeto de revitalização dos jardins da sede do Governo de Minas Gerais. O curso tem início às 8h30 e as inscrições estão esgotadas.  No mesmo dia, a partir das 12h30, haverá distribuição de mudas de espécies nativas mineiras e apresentação da Orquestra da Polícia Militar, no Hall de entrada do Prédio Minas da Cidade Administrativa.

 

Acesse aqui a programação completa

 

 

Rola-Moça
 
As atividades de celebração dos 25 anos do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça serão realizadas no dia 27 de setembro, na portaria do barreiro da unidade de conservação. Será lançado o vídeo comemorativo do aniversário da reserva ambiental e, logo depois, os participantes farão uma caminhada até o mirante Três Pedras onde haverá um abraço simbólico à serra.
 
O Parque foi criado em 1994, está localizado no Vetor Sul da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e é o terceiro maior parque em área urbana do país. O nome foi contado em poema de Mário de Andrade que relata a história de um casal que, logo após a cerimônia de casamento, cruzou a Serra de volta para casa. No caminho, o cavalo da moça escorregou no cascalho e caiu no fundo do grotão. O marido, desesperado, rolou com seu cavalo ribanceira abaixo e "a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou".
 
Em Araguari, no Triângulo Mineiro, o IEF lança, no dia 25, a partir das 9h, um novo canal de contato com os proprietários rurais do Estado. O projeto “Diálogos com o Produtor Rural” tem o objetivo de atender os produtores, orientar e tirar dúvidas em áreas como fomento florestal, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA).
 
Ainda no interior do Estado, no dia 28 de setembro, o IEF realizará o plantio de quatro mil mudas de espécies nativas em Campo Belo. A atividade faz parte do programa de restauração de paisagem desenvolvido pela Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Centro Oeste.
 
As celebrações da Semana Florestal movimentam as equipes do IEF em 53 cidades do interior e em 31 unidades de conservação em todo o Estado. A programação no restante de Minas Gerais pode ser conhecida no link

 

Emerson Gomes
Ascom/Sisema