Minas participa de expedição de restauração com semeadura de espécies nativas

Notícia

Sex, 07 jun 2024


 

Divulgação Sisema

semeadurainterna

Servidoras do IEF puderam conhecer métodos de trabalho que serão aplicados nos programas institucionais de restauração ambiental do Estado

 

O Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), participou, entre os dias 4 e 6 de junho, da “Expedição Restauração e Redes de Sementes 2024”, que tem o objetivo de divulgar o método de semeadura direta na recomposição nativa. A ação foi realizada em São Paulo.

 

Durante os três dias, a diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Marina Fernandes Dias, e a analista ambiental Lissandra Fiorine puderam conhecer o Laboratório de Sementes e Mudas (Lasem), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e diferentes ações de restauração com semeadura direta em campo, realizadas nas cidades de Sorocaba, Espírito Santo do Turvo, São Carlos e Piracicaba, além do trabalho desenvolvido por um grupo de coletores de sementes do Vale do Paraíba, em Tremembé.

"Foi uma oportunidade importante de aprendizado e trocas de experiências que irão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e de métodos de trabalho que serão aplicados nos programas institucionais de restauração ambiental do Estado, como o PRA Produzir Sustentável”, afirma Marina Dias.

 

Técnicos, apoiadores e especialistas em restauração e uso sustentável da terra também participaram do evento, incluindo representantes e secretarias estaduais de meio ambiente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A expedição foi promovida pela Iniciativa Caminhos da Semente e conduzida pelas empresas Agroicone, ISA, Instituto SocioAmbiental, e Biomas.

 

Ascom/Sisema