Divulgação Sisema
Servidoras do IEF puderam conhecer métodos de trabalho que serão aplicados nos programas institucionais de restauração ambiental do Estado
O Governo de Minas, por meio do Instituto Estadual de Florestas (IEF), participou, entre os dias 4 e 6 de junho, da “Expedição Restauração e Redes de Sementes 2024”, que tem o objetivo de divulgar o método de semeadura direta na recomposição nativa. A ação foi realizada em São Paulo.
Durante os três dias, a diretora de Conservação e Recuperação de Ecossistemas do IEF, Marina Fernandes Dias, e a analista ambiental Lissandra Fiorine puderam conhecer o Laboratório de Sementes e Mudas (Lasem), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e diferentes ações de restauração com semeadura direta em campo, realizadas nas cidades de Sorocaba, Espírito Santo do Turvo, São Carlos e Piracicaba, além do trabalho desenvolvido por um grupo de coletores de sementes do Vale do Paraíba, em Tremembé.
"Foi uma oportunidade importante de aprendizado e trocas de experiências que irão contribuir para o desenvolvimento de políticas públicas e de métodos de trabalho que serão aplicados nos programas institucionais de restauração ambiental do Estado, como o PRA Produzir Sustentável”, afirma Marina Dias.
Técnicos, apoiadores e especialistas em restauração e uso sustentável da terra também participaram do evento, incluindo representantes e secretarias estaduais de meio ambiente dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro. A expedição foi promovida pela Iniciativa Caminhos da Semente e conduzida pelas empresas Agroicone, ISA, Instituto SocioAmbiental, e Biomas.
Ascom/Sisema