Não haveria ocasião mais significativa para o lançamento da Semana Florestal 2024. Neste sábado, 21 de setembro, data em que se celebra o Dia da Árvore, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) promoveu o plantio de mudas de espécies nativas do Cerrado e Mata Atlântica no Parque Estadual Serra Verde, em Belo Horizonte. Por meio de parceria com a Emater-MG, a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e a Fundação Pitágoras, a ação será replicada em todos os 853 municípios mineiros.
Neste ano, a Semana Florestal traz o tema "Urgência verde: construindo um futuro sustentável". Nesse momento, com mais de 150 dias consecutivos sem chuvas significativas, altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, a preservação dessas áreas representa um fôlego, e as ações de plantio desenvolvidas pelo órgão ambiental são essenciais na reposição da vegetação, tão importante para a captura de carbono e a melhoria do clima.
O evento de lançamento começou com a realização da chamada "Trilha da Árvore", com participação de autoridades, instituições parceiras e alunos do 5° ao 8° ano do Colégio Tiradentes. Após percorrerem os caminhos do Parque Estadual Serra Verde, o grupo realizou o plantio de espécies como pau-brasil, copaíba, embiruçu, jatobá, ipê branco e ipê verde.
O Secretário de Estado Adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais, Leonardo Rodrigues, falou da importância da ação educativa.
"A conscientização é o caminho mais importante para que a gente prolongue a nossa ação de preservação ambiental e da biodiversidade em Minas. É uma semana que também precisamos lembrar da importância da prevenção a incêndios, que têm gerado danos muito graves no estado. A gente precisa do apoio de toda a sociedade nessa ação", avaliou.
O estudante Gabriel Santana, do 7º ano do Colégio Tiradentes, comemorou a experiência de ter realizado seu primeiro plantio de árvore. "Gostei muito desse projeto. Foi a minha primeira vez plantando. Ajudei o meio ambiente e tenho certeza que ele também vai nos retribuir", diz.
Parcerias
O diretor-geral do IEF, Breno Lasmar, celebrou as parcerias e o envolvimento das comunidades na Semana Florestal.
"Enxergamos esta abertura como um momento para trazer representantes de diferentes instituições e também membros das comunidades para essa reflexão com relação às mudanças climáticas. Tudo começa pelo contato com a natureza, passando por aqui, pelos parques e Unidades de Conservação que o IEF administra no Estado".
O diretor-presidente da Emater, Otávio Martins Maia, disse que o envolvimento do setor produtivo é essencial para o sucesso das ações.
"Nós do setor produtivo e agropecuário temos essa consciência diária que precisamos conservar nosso meio ambiente. Levar esse movimento para todos os municípios do estado é fundamental para unir o desenvolvimento do país com a preservação da natureza para as próximas gerações", pontua.
Programação em todo o estado
Por meio das 95 Unidades de Conservação (UCs) administradas pelo IEF, Minas Gerais preserva uma área total de 2,38 milhões de hectares.
Ao longo da semana, diversas atividades compõem a programação da Semana Florestal 2024 em Belo Horizonte e nessas UCs. A agenda inclui capacitações, webinares, atividades educativas, passeios ecológicos, entre outros.
Também neste primeiro dia de celebração, o Parque Estadual Lapa Grande, em Montes Claros, convidou as comunidades de Olhos d'água e Buriti do Campo Santo para participar de um Dia de Campo. O evento teve como objetivo principal a prevenção a incêndios florestais, oferecendo informações essenciais para a proteção do meio ambiente e a segurança dos moradores.
Clique aqui e veja a programação completa
Luiz Fernando Motta
Ascom/Sisema