Observação da Vida Silvestre - IEF
Observação da Vida Silvestre
Artigo
A observação da fauna nativa, principalmente de aves, é uma atividade crescente no Brasil, onde a cada ano mais pessoas se encantam ao encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa ou num parque natural. Praticada há várias décadas na Europa e América do Norte, envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies.
Com mais de 1.900 espécies, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes. Em Minas Gerais não poderia ser diferente. Diante de um Estado rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, onde encontramos mais de 40% das espécies de aves registradas no país.
A atividade de observação de vida silvestre poderá ser realizada nos atrativos abertos à visitação pública, nos horários de funcionamento das unidades de conservação. Mediante solicitação prévia, poderá ser autorizado pela gerência da UC o acesso de observadores em horários distintos do funcionamento normal da UC e a locais não abertos à visitação. A autorização da gerência da unidade de conservação deverá ser por escrito e o observador deverá apresentá-la na portaria da UC e portá-la durante toda a sua atividade.
Com o objetivo de fomentar e ordenar a prática de observação de vida silvestre nas unidades de conservação estaduais, o IEF estabeleceu a Portaria 119/2017 especificamente para esta atividade.
É recomendado que seja realizado o cadastro dos observadores de vida silvestre, que deverão seguir os procedimentos previstos.
Informações complementares:
Portaria IEF nº 119 de 09 de novembro de 2017
Anexo I Cadastro
Anexo II Termo de risco para empresas e guias
Contatos e informações podem ser obtidas junto à Gerência de Implantação e Manejo de Unidades de Conservação de pelo telefone (31) 3915.1374, e pelo e-mail: cristiane.froes@meioambiente.mg.gov.br ou junto aos Regionais.