Parque Estadual Alto Cariri - IEF
Parque Estadual Alto Cariri
Artigo
Criação:
Decreto 44.726, de 18 de fevereiro de 2008.
Área:
6.151,1380 hectares.
Município de abrangência:
Santa Maria do Salto e Salto da Divisa.
Descrição:
O Parque Estadual Alto Cariri abriga um importante remanescente de Mata Atlântica que se estende pelo sul da Bahia. Juntamente com o Refúgio de Vida Silvestre Mata dos Muriquis, também localizado em Santa Maria do Salto, é responsável pela preservação de espécies ameaçadas como o monocarvoeiro, maior primata das Américas.
Um grande número de espécies endêmicas, que só existem ali, pode ser encontrado nas unidades. A região possui uma grande área de floresta, o Parque, e diversos fragmentos menores, nos quais está inserido o Refúgio, assim protegidos para facilitar a recuperação e o restabelecimento da conexão entre elas.
Juntas, somam cerca de 8,8 mil hectares de áreas protegidas. O crescimento da agricultura e da pecuária na região do Médio Jequitinhonha também foi fator determinante para a criação das unidades. Os fragmentos florestais existentes tornam-se mais vulneráveis às pressões para abertura de novas áreas para plantio e pastagem e as medidas para conservação da área são urgentes.
O Refúgio de Vida Silvestre Mata dos Muriquis, foi instituído Decreto nº 44.727, está localizado em área anexa ao parque e possui 2.722,6050 hectares. Na área, foi relatada a ocorrência de grupos de muriquis-do-norte (Brachyteles hypoxanthus), também conhecido como monocarvoeiro, presente na Lista Nacional das Espécies da Fauna Brasileira Ameaçadas de Extinção, do Ministério do Meio Ambiente, na situação de criticamente ameaçado.
O Refúgio da Vida Silvestre é uma das categorias de unidades de conservação definidas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC). No local é permitida a presença de propriedades particulares que deverão compatibilizar a utilização da terra com a preservação dos recursos naturais, observando os a legislação vigente e o Plano de Manejo do Refúgio.