Foto: Evandro Rodney
Manancial Taboões, localizado no interior do PE da Serra do Rola-Moça
Estão abertas as inscrições para o 4º Concurso de fotos “Retratos da Serra” do Parque Estadual da Serra do Rola-Moça (PESRM). O objetivo do concurso é retratar as imagens do parque por meio de fotografias amadoras e/ou profissionais, trazendo uma perspectiva do olhar do visitante, além de divulgar e promover as belezas da unidade de conservação.
As inscrições são gratuitas e abertas ao público em geral. Os interessados devem se inscrever enviando a fotografia, no formato PNG ou JPEG para o e-mail sabrina.resende@meioambiente.mg.gov.br, com no máximo 3MB até o dia 28/12. Cada pessoa pode participar do concurso com apenas uma fotografia.
As 10 fotografias escolhidas serão publicadas nas Redes Sociais do PESRM (Facebook e Instagram) e no Sisema Notícias, publicação semanal do Sistema Estadual de Meio Ambiente e recursos Hídricos (Sisema) com a devida identificação do autor.
Para Sabrina Resende, monitora ambiental do Instituto Estadual de Florestas (IEF), órgão que gerencia as unidades de conservação em Minas Gerais, o Concurso Retratos da Serra é uma maneira positiva de interagir com os visitantes, revelando as suas percepções sobre o Parque. “Podemos descobrir o que mais causou encantamento e significou para eles em suas vivências na Serra do Rola-Moça. Pode ser desde uma linda paisagem como uma singela flor do cerrado, por exemplo. Além disso, é uma forma de incentivar a contemplação da natureza e uma ótima maneira de dar visibilidade às nossas belezas”, concluiu.
A comissão julgadora é composta por membros da Assessoria de Comunicação (Ascom) do Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) e convidados externos.
O resultado do concurso será divulgado no dia 12 de janeiro de 2021, via redes sociais do parque e do Sisema e pelo e-mail institucional.
O Parque
O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é dotado de uma riqueza natural exuberante. Ao passear pelo Parque, o visitante tem a oportunidade de apreciar paisagens de beleza singular e uma rica biodiversidade constituída por uma série de espécies da fauna, como o lobo-guará, onça parda, cachorro-do-mato, veado campeiro, carcará e várias outras espécies de aves, bem como da flora, como a canela-de-ema, espécie símbolo do Parque, várias espécies de orquídeas, bromélias e cactáceas.
Os seis mananciais existentes no Parque são responsáveis pelo abastecimento de água de parte da Região Metropolitana de Belo Horizonte. São eles: Rola-Moça, Taboões, Bálsamo, Catarina, Barreiro e Mutuca. Todos declarados pelo Governo Estadual como Áreas de Proteção Especial (APE).
A UC possui nome um tanto quanto peculiar, em homenagem ao escritor Mário de Andrade, que em um dos seus poemas, relata que um casal de noivos, logo após o casamento, atravessava a serra a cavalo, rumo à sua nova morada. Ao passarem pela borda de um grotão, o cavalo que a moça estava derrapou no cascalho e despencou ribanceira abaixo e seu jovem marido, desesperado, na tentativa de salvá-la, também teve o mesmo destino fatal e desde então “a Serra do Rola-Moça, Rola-Moça se chamou”.
Wilma Gomes
Ascom/Sisema