Parque Estadual da Serra Negra

Artigo

Criação:
Decreto nº 39.907, de 22 de setembro de 1998.

Área:
13.654,31 hectares.

Município de abrangência:
Itamarandiba.

Descrição:
O Parque Estadual da Serra Negra faz parte da bacia do rio Jequitinhonha. Está inserido na Cadeia do Espinhaço, dominando a paisagem local com seu relevo montanhoso e aparência escura, quando vista contra o sol. Deve-se a este fator o nome da Serra e do próprio Parque.

A unidade de conservação está incluída nos domínios da Mata Atlântica. Em locais de difícil acesso e em algumas baixadas podem ser observados grandes fragmentos da imponente vegetação que, originalmente, dominava a região. Podem ser observadas espécies como cedro, braúna, ipês, perobas, jacarandás, vinhático, dentre outras típicas de ambiente. Nas montanhas e em locais de solo arenoso formam-se grandes concentrações de canela-de-ema que, na região, podem ultrapassar os três metros de altura.

A região da Serra Negra possui importância vital para as regiões do Alto e Médio Jequitinhonha, pois inclui inúmeras nascentes de cursos d'água, vertentes para a bacia do rio Jequitinhonha, rio Araçuaí e alguns tributários do rio Doce. Ao longo das nascentes, dos córregos e dos rios, que banham a serra, ainda podem ser observadas matas de galeria e remanescentes florestais importantes para a manutenção da fauna e flora locais.

 

Sede Administrativa:

IEF - Regional Alto Jequitinhonha 
Rua da Brígida, nº59, 2º andar, Bairro Bom Jesus
Itamarandiba- Minas Gerais, 39.670-000
(38)3521-2312 – wanderlei.lopes@meioambiente.mg.gov.br / parque.serranegra@meioambiente.mg.gov.br