O Parque Estadual Mata do Limoeiro, localizado em Itabira, na região Central de Minas, realizou, no sábado (30), a 12ª edição do "Natal em Comunidades". A festa tradicional, que ocorre anualmente desde 2013, visa proporcionar alegria e solidariedade, além de fortalecer a conexão entre o parque e as comunidades vizinhas, promovendo entretenimento por meio da educação ambiental e da inclusão social.
Com a participação de cerca de mil pessoas em atividades lúdicas, oficinas de pintura, jogos educativos, apresentações musicais, ações sociais, café da manhã e almoço, o projeto também realizou uma campanha de arrecadação de brinquedos para beneficiar crianças carentes.
Segundo Alex Amaral, gerente da unidade de conservação, a ação fortalece os laços entre o parque e as comunidades locais e consolida a Unidade de Conservação como espaço de encontro das famílias, de lideranças locais e, especialmente, das crianças. Ele também ressaltou o viés do voluntariado que a ação proporciona. “São inúmeros voluntários e instituições parceiras que se dispõem a apoiar os projetos que desenvolvemos aqui. Isso reforça o caráter colaborativo e comunitário, proporcionando experiências únicas de aprendizado e diversão para o público infantil e adulto”, frisou.
As principais atividades do evento incluíram brincadeiras e jogos educativos sobre combate a incêndios; atividades artísticas como oficinais de pintura para estimular a criatividade; apresentações musicais e de dança promovendo a cultura local e ações sociais: cortes de cabelo, preparação de almoço e distribuição de brinquedos para crianças carentes.
O evento inovou em 2024 com quatro novas atividades, envolvendo as crianças em experiências educativas e divertidas: uma gincana de elogios, duas oficinas de pintura e uma simulação de resgate animal.
Destaques das Atividades
A gincana do elogio secreto buscou conscientizar sobre o poder das palavras, incentivando participantes a trocarem elogios por meio de uma árvore decorada com envelopes de presente. O objetivo foi trabalhar aspectos emocionais positivos, permitindo que desconhecidos trocassem mensagens gentis.
A pintura com tintas naturais, direcionada a crianças de 4 a 10 anos, explorou os pigmentos da natureza. Elas puderam criar pinturas usando cores extraídas de plantas, despertando a criatividade e a curiosidade sobre biodiversidade.
A oficina "Planeta Colorido" teve foco na conscientização ambiental e utilizou a pintura facial para educar sobre temas ecológicos. As crianças tiveram a oportunidade de escolher designs inspirados em elementos da natureza, transformando aprendizado em diversão.
Já o jogo educativo “Fuga dos Animais do Fogo” simulou o resgate de animais durante incêndios, sensibilizando crianças de 6 a 12 anos sobre proteção ambiental. Os participantes representaram diferentes espécies em uma corrida de "fuga".
Wilma Gomes
Ascom / Sisema