Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira realiza oficina para elaboração de seu Plano de Manejo

Notícia

Criado: Ter, 29 out 2024 21:53 | Atualizado: Qua, 30 out 2024 15:15
O plano de manejo é um documento consistente, elaborado a partir de diversos estudos, incluindo diagnósticos do meio físico, biológico e social

Foto: IEF/Divulgação
o plano visa estabelecer o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais
o plano visa estabelecer o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais

O Parque Estadual Serra Negra da Mantiqueira (PESNM) iniciou, nesta terça-feira (29/10), no município de Lima Duarte, a Oficina para Elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação. A oficina, que vai até a próxima sexta-feira (1/11), tem como objetivo construir de forma democrática e participativa o documento que vai nortear a gestão do parque.

Além disso, o plano visa estabelecer o zoneamento e as normas que devem presidir o uso da área e o manejo dos recursos naturais, inclusive a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão.

Entre as etapas que serão realizadas durante a oficina, estão a definição do propósito e declarações de significância; introdução do processo de elaboração do Plano de Manejo e caracterização socioambiental; elaboração dos Recursos e Valores Fundamentais (RVFs); priorização das questões chaves; apresentação da elaboração do zoneamento do PESNM; construção de normas gerais e construção de diretrizes de planejamento; além da validação de cada uma das etapas.

Segundo o gerente do PESNM, Tales Fonseca, a oficina está sendo realizado em um ambiente bastante democrático, participativo e muito rico em especialistas: turismólogos, engenheiros florestais, biólogos e afins. “Estou extremante satisfeito com a participação de todos os atores dos municípios envolvidos e muito confiante de que o produto final será muito proveitoso”, disse.

Ainda participam do processo representantes dos municípios de Olaria, Rio Preto, Santa Bárbara do Monte verde e Lima Duarte, além da Associação de Moradores, Sindicato Rural, Associação de Produtores, empresários, empreendedores, acadêmicos e também representantes do poder legislativo.

Wilma Gomes

Ascom/Sisema