Posse de conselheiros amplia proteção a Parque em Montes Claros

Notícia

Qua, 26 fev 2014


Os integrantes do Conselho Consultivo do Parque Estadual da Lapa Grande, em Montes Claros, no norte do Estado serão empossados na quinta-feira (27/02). Os conselheiros terão a missão de discutir as demandas socioambientais da unidade de conservação e do seu entorno.

Esta é será a terceira formação do Conselho Consultivo do Parque Estadual de Lapa Grande que reúne 24 conselheiros para um mandato de dois anos. A solenidade de posse acontecerá às 15 horas, no Auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Montes Claros, na avenida José Correa Machado, 900, bairro Ibituruna.

O Conselho Consultivo tem a função de promover a integração das unidades de conservação com a sociedade e contribuir com o desenvolvimento sustentável da área do entorno. Integram os colegiados, além do Instituto Estadual de Florestas (IEF) que administra o Parque, representantes de prefeituras, bem como de órgãos e instituições estaduais, comunidade científica, organizações não governamentais (Ongs), sindicatos e comunidades do entorno das áreas.

Fotos: Evandro Rodney
A unidade de conservação abriga nascentes e cursos d´água que abastecem a população de Montes Claros e municípios vizinhos

 

“A participação de todos que convivem com o Parque é fundamental na gestão do espaço”, observa o diretor-geral do IEF, Bertholdino Teixeira Júnior. “Lapa Grande é uma das unidades de conservação mais importantes do estado e somente uma gestão compartilhada com a sociedade permitiria um trabalho de conservação da área”, completa.



O Parque Estadual de Lapa Grande abriga cerca de 50 grutas

 

O Parque Estadual de Lapa Grande foi criado em 2004 e possui área de 7 mil hectares. A unidade de conservação abriga os principais mananciais de fornecimento de água para a comunidade de Montes Claros e dos municípios vizinhos, além de diversas grutas e sítios arqueológicos. A unidade de conservação protege remanescentes dos biomas Cerrado e Caatinga. Protege rica vegetação espécies da fauna ameaçadas de extinção, como o Tamanduá-Mirim e a Onça Parda.


Emerson Gomes
Ascom Sisema